Foram prorrogadas até o dia 28 de outubro as inscrições para a 4º edição do Programa Pelo Direito de Ser Criança, um projeto que premia escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que incentivam o brincar e o aprender pela experiência em suas práticas escolares. As inscrições podem ser feitas pelo site do Programa www.pelodireitodesercrianca.com.br.
O edital e o regulamento da premiação estão disponíveis no endereço eletrônico. Não há cobrança de taxa de inscrição.
Após receber inscrições de mais de quatro mil escolas de 895 municípios brasileiros, de cidades pequenas como Luzerna (SC), que possui cerca de 5.900 habitantes, até de grandes metrópoles, como São Paulo, o Programa entra em seu segundo ano de abrangência nacional nas categorias ‘Selo Aqui Se Brinca’ e ‘Selo Aqui Se Aprende pela Experiência’, respectivamente para as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
“Recebemos inscrições de escolas de todo o Brasil, o que nos possibilita uma leitura nacional do brincar a cada ano. Com o Programa, damos visibilidade às instituições que fazem um excelente trabalho nessa área e, em consequência, motivando outras ações neste sentido”, salienta Paula Lopes, gerente de marketing de Omo, marca realizadora do projeto.
Avaliação e premiação
A avaliação das escolas será feita por uma comissão formada por profissionais de educação e desenvolvimento infantil. Serão ao todo 24 especialistas, entre eles:
- Giovana Barbosa de Souza (Rede Aliança pela Infância);
- Jouberth Ghandy (pesquisador do Brincar);
- Lourdes Atiê (especialista em projetos para gestão e criação de produtos educativos);
- Marcos Ferreira Santos (pesquisador e membro da Aliança pela Infância);
- Maria Izabel Leite (coordenadora do Museu da Infância);
- Marilena Flores (presidente da IPA/Brasil);
- Renata Meireles (autora de livros premiados sobre desenvolvimento infantil, co-diretora de curtas sobre o brincar e idealizadora do Projeto BIRA);
- Samantha Neves (assessora técnica para elaboração dos Indicadores de qualidade da educação infantil)
- Márcia Gobbi (líder do grupo de estudos e pesquisas: Sociologia da Imagem, artes e infâncias).
Os critérios de avaliação serão pautados pelos pilares: 1) Direito de aprender através de brinquedos não estruturados; 2) Direito de viver o mundo através da experiência; 3) Direito de estar em contato com a natureza; 4) Direito de experimentar o cuidado com o planeta e com a sociedade e 5) Direito de vivenciar a cultura local.
Serão consideradas melhores práticas as escolas que promovem atividades permanentes e continuadas do brincar e do aprender pela experiência, criam soluções criativas e eficazes para transpor obstáculos, incentivam o contato da criança com a natureza dentro das práticas escolares, valorizam a cultura local de seus alunos e da região onde a escola está inserida, e têm o brincar e o aprender pela experiência como tema de formação continuada de seus educadores.
No total, serão oferecidos até 36 prêmios, 18 por categoria. Além do selo de reconhecimento, as três primeiras escolas de cada categoria com as melhores práticas serão contempladas com oficinas de capacitação, workshop com os especialistas, um baú repleto de itens não estruturados, além de visitas técnicas a instituições reconhecidas pela excelência ao tema. Já as demais escolas premiadas de cada categoria, receberão o selo de reconhecimento, workshops com os especialistas, além do baú com itens não estruturados.
O anúncio das escolas premiadas será feito durante evento de premiação na cidade de São Paulo, em 2012.
Histórico
O Programa Pelo Direito de Ser Criança foi lançado em 2008, com o nome de ‘Selo Aqui Se Brinca’, sendo desenvolvido com base em uma pesquisa encomendada por Omo – ‘A descoberta do Brincar’. Realizada com pais e educadores em 77 cidades do Brasil, a pesquisa identificou que a escola é o primeiro lugar onde as crianças mais brincam socialmente.
Desde então, o Programa já recebeu mais de seis mil inscrições e entregou cerca de cem prêmios, impactando aproximadamente 1,2 milhão crianças.
Na edição de 2010, na qual foram inscritas quatro mil escolas, foram premiadas 31 instituições, sendo 45% públicas e 55% privadas, 58% da Educação Infantil e 42% do Ensino Fundamental I, das cidades de Atibaia, Bebedouro, Bragança Paulista, Cotia, Dracena, Itapeva, Jundiaí, Presidente Prudente, Santo André e São Paulo (SP), Itajubá e Uberlândia (MG); Rio de Janeiro e Niterói (RJ); Caxias (MA); Curitiba, Guarapuava e São José dos Pinhais (PR); Guaporé, Montenegro, Pelotas e Porto Alegre (RS); Joinville e Luzerna (SC).