Após fazer uma promoção "Pague um, leve dois" que esbarrou na falta de estoque do refrigerante, a PepsiCo do Brasil, fabricante da Pepsi, foi notificada hoje pela Fundação Procon-SP.
De acordo com Procon, as notícias divulgadas na imprensa é que serviram de base para a notificação. O órgão quer agora que a fabricante esclareça a quantidade de produtos distribuídos para atender os pontos de venda e explique como pretende atender aos consumidores que não conseguiram fazer a compra nos termos da promoção.
A partir desta tarde, a PepsiCo do Brasil tem 72 horas para responder à notificação. Após o cumprimento da convocação, o Procon-SP avaliará as explicações prestadas pela empresa, que poderá responder processo administrativo, podendo ser multada.
No último fim de semana, a Pepsi fez uma promoção que garantia aos consumidores dois refrigerantes da marca pelo preço de um, com um limite de até 24 unidades por CPF. Com demanda superior ao planejado, os refrigerantes duraram apenas poucas horas em várias das cidades onde a promoção ocorreu, irritando consumidores, que se deslocaram de supermercado a supermercado em busca da oferta.
A Promoção
No último fim de semana, a Pepsi fez uma promoção que prometia dois refrigerantes da marca pelo preço de um. Com demanda superior ao planejado, a oferta acabou gerando a inclusão da rival Coca-Cola na jogada, além de gerar um pedido de desculpas do Grupo Pão de Açúcar, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
Com estoque programado para durar o sábado e o domingo e que permitia que cada consumidor levasse até 24 unidades pagando apenas por 12, os refrigerantes duraram apenas poucas horas em várias das cidades onde a promoção ocorreu.
Segundo Wilson Branquilha, diretor comercial do Grupo Pão de Açúcar, diz ao jornal, ao perceber que as 150 carretas de Pepsi - o equivalente ao mês inteiro de vendas - não seriam suficientes, a rede, dona dos supermercados Extra, Pão de Açúcar e Assaí, pediu à AmBev que providenciasse mais 60. A distribuidora, porém respondeu com apenas 20. O resultado foi a falta do produto em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.
Com a semana encerrando sem a quantidade suficiente do refrigerante nas prateleiras, o Grupo Pão de Açúcar negociou com a AmBev que a promoção se estenderia a qualquer refrigerante da distribuidora. Mesmo assim, a procura ainda superou o calculado, motivo que garantiu a inclusão da principal concorrente da Pepsi, a Coca-Cola, nos carrinhos de compras.
Com a repercussão negativa da promoção, o Grupo Pão de Açúcar publicou um pedido de desculpas em anúncios de TV e em jornais de grande circulação.
No sábado, 10, a Pepsi disse em seu perfil oficial no Facebook que a participação na promoção havia superado as expectativas de vendas e que por isso, em alguns lugares, os estoques já haviam acabado. Neste momento, o post já passa de 200 comentários. A maioria deles, negativo. "Fui a três supermercado por volta das 8:00 da manhã e em nenhum tinha mais estoques", comentou uma consumidora de São Paulo, no sábado.
Procurada, a AmBev divulgou uma nota oficial sobre o episódio, repetindo o posicionamento já adotado no Facebook no sábado:
"A Promoção Pepsi em Dobro superou em muito as já altas expectativas de vendas da marca para o fim de semana. Por isso, a operação de produção e logística foi dimensionada para atender à forte demanda que esperávamos para o período e colocou nas lojas, para venda nestes dois dias, volume superior a um mês de vendas regulares. Ainda assim, vários pontos de venda esgotaram os seus estoques em poucas horas, e algumas lojas estão optando por limitar a quantidade para que o máximo de consumidores possam participar.
Agradecemos a forte adesão dos consumidores à ação e permanecemos com os nossos canais de comunicação abertos para atender às dúvidas sobre a promoção."