Em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o diretor superintendente da Ecovias, José Carlos Cassaniga, afirmou que a imprudência de um motorista foi o que causou o engavetamento dos cerca de 100 veículos, ocorrido no dia 15 de setembro na rodovia dos Imigrantes. A concessionária, que é responsável pelo trecho, garante que cumpriu com todas as normas e que as condições de segurança da via no dia do acidente eram boas.
Cassaniga foi convocado pela Comissão de Transportes e Comunicações da Casa, que acatou um pedido do deputado estadual Orlando Morando (PSDB). De acordo com a assessoria da Assembleia, durante a reunião, o diretor garantiu que também não é de responsabilidade da concessionária o roubo ocorrido contra 12 carros envolvidos no acidente, que estavam estacionados do lado de fora do pátio da Ecovias.
De acordo com uma das vítimas, foram levados acessórios como extintor de incêndio, rádio e suporte para bicicleta. Em alguns casos, até as rodas foram saqueadas. A Ecovias afirmou que seria responsabilidade dos donos e seguradoras removerem os veículos.
A mesma comissão deve ouvir amanhã um comandante da Polícia Rodoviária Federal. Ainda devem ser chamados um representante do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (Der-SP) e outro da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).