Denúncia do deputado Roque Barbiere (PTB) sobre maracutaia na Assembleia Legislativa de São Paulo é alvo de investigação do Ministério Público Estadual. Segundo Barbiere, "tem bastante" parlamentar ganhando dinheiro por meio da venda de emendas e fazendo lobby de empreiteiras junto a administrações municipais. "Não é a maioria, mas tem um belo de um grupo que vive e sobrevive e enriquece fazendo isso", afirma.
Ele estima que entre 25% e 30% dos deputados adotam essa rotina. Com 94 parlamentares, a Assembleia paulista é o maior Legislativo estadual do País. Pelas contas de Barbiere, cerca de 30 pares seus se enquadram no esquema de tráfico de emendas.
O petebista, chamado Roquinho por amigos e eleitores, não cita nomes. "Poderia, mas não vou ser dedo-duro e não vou citar", disse. "Mas existe, existe do meu lado, existe vizinho, vejo acontecer. Falo inclusive para eles pararem".
As revelações de Barbiere foram gravadas em áudio e vídeo. Ele as fez ao programa Questão de Opinião, em um canal de internet, conduzido pelo professor e entrevistador Arthur Leandro Lopes. São 40 minutos de depoimento, concedido em 10 de agosto no sítio do deputado, em Coroados (SP). O resumo do que disse o petebista foi publicado no jornal Folha da Região, de Araçatuba, na coluna assinada por Arthur.
Barbiere cumpre o sexto mandato consecutivo de parlamentar estadual e está na política há 29 anos. Ele integra a base aliada do governo Geraldo Alckmin (PSDB) e conhece como poucos o Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista.