O prefeito de São Bernardo do Campo assinou nesta quinta-feira (06/10) a ordem de serviço para o início das obras de reforma e ampliação da UBS Jardim das Orquídeas. A intervenção é mais uma das obras prioritárias na área da saúde que foram aprovadas pela população no processo do Orçamento Participativo (OP).
Além do Jardim das Orquídeas, a UBS atende moradores do Parque Bandeirantes, Parque Florestal e Jardim Las Palmas.
Para o chefe do Executivo durante muitos anos na cidade ocorria um verdadeiro caos nas condições de trabalho e de atendimento nas UBS’s, quadro que agora está sendo revertido. "A mudança está ocorrendo principalmente com a participação da comunidade, que aprovou as melhorias no processo do Orçamento Participativo, definindo prioridades, visando uma cidade cada vez melhor", destaca o prefeito.
Atualmente, a unidade não tem espaço suficiente para atender satisfatoriamente a demanda de usuários, além de apresentar rachaduras, mofo nas paredes e goteiras nos dias de chuva. Além da reforma, a unidade será ampliada significativamente e passará dos atuais 417,85 metros quadrados para 1.033 metros quadrados.
Segundo o secretário de Saúde, o projeto de transformar São Bernardo em uma cidade melhor é uma luta constante na atual administração. "O prefeito sempre tratou a questão da saúde como prioridade e estamos realizando uma verdadeira revolução no setor", ressalta.
Estrutura - Com investimento estimado em cerca de R$ 1,5 milhão, será possível aumentar o número de consultórios e salas, garantir maior comodidade aos usuários e trabalhadores da unidade. A UBS passará a contar com fachada padronizada com pórtico, sala para agentes comunitários e apoiadores, brinquedoteca, sala para reuniões comunitárias, rampa de acesso para deficientes, sala de saúde mental, escovódromo e ampliação do consultório odontológico. Haverá ainda paredes decoradas com painéis fotográficos retratando personagens da própria comunidade. A equipe também será reforçada com um psicólogo e mais três auxiliares de enfermagem (atualmente são nove).
As obras devem se estender por oito meses. Nesse período, a unidade funcionará provisoriamente em um imóvel alugado na Rua Rita Mendes de Oliveira, 28, no Jardim das Orquídeas.
|