O Dia das Crianças será comemorado apenas na próxima quarta-feira (12/10), mas o deputado estadual Orlando Morando, já aproveitou o último final de semana para se dedicar a elas.
No sábado (08/10), o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, tomou um café da manhã com as crianças e adolescentes do Lar Escola Pequeno Leão, que comemorou 30 anos de existência. Atualmente a instituição atende cerca de 47 crianças na faixa-etária de 2 a 17 anos, podendo permanecer na entidade até completar 18 anos.
A missão do Lar é atender em regime de acolhimento crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e ou social, que por algum motivo (negligência, maus tratos, violência doméstica, abuso sexual) foram privados da convivência familiar e foram encaminhados pela Vara da Infância e Juventude de São Bernardo do Campo e Conselhos Tutelares.
Na ocasião, o deputado Orlando Morando firmou o compromisso de colaborar com a entidade através de recursos do Governo do Estado. “Tirar crianças e adolescentes das ruas é contribuir para a construção de cidadãos dignos de respeito. É isso que o Lar Escola Pequeno Leão faz há 30 anos com maestria e dedicação e nós vamos colaborar diretamente”, comentou.
Depois, no período da tarde, Orlando Morando realizou uma palestra para aproximadamente 150 crianças e adolescente do Grupo Escoteiro Jean Philippe Cousteau, de São Bernardo do Campo, que pertence a União dos Escoteiros do Brasil.
O tema foi “O fim do uso das sacolas plásticas”. Orlando Morando falou para as crianças sobre a importância da mudança comportamental dos consumidores para a preservação do meio ambiente.
As sacolas plásticas são derivadas do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e estima-se que elas levam mais de cem anos para se decompor na natureza. “Por isso é importante pedir para os pais levarem sacolas retornáveis ao supermercado”, alertou Orlando.
A União dos Escoteiros do Brasil é uma entidade atuante na educação extra escolar de crianças e jovens. Diferentemente da educação tradicional, a UEB tem um projeto educativo de forte embasamento pedagógico para - através de atividades atrativas, diferentes e variadas - incentivar o auto conhecimento, a sociabilidade, o trabalho em equipe, cuidados com o meio ambiente e, enfim, a formação do caráter de seus membros juvenis.