O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, PT, o secretário de Segurança Urbana, vereadores, deputados federais e estaduais e demais secretários municipais participaram na manhã da segunda-feira, 10, da formatura de 170 novos guardas civis municipais da cidade. O efetivo agora passa a contar com 770 integrantes.
O chefe do Executivo ressaltou a importância da GCM para os moradores da cidade. "As guardas nasceram para cuidar de equipamentos públicos, mas a população clama por segurança. Desta forma, fomos chamados, através da guarda municipal, para ajudar a cuidar da segurança pública", disse.
Segundo o prefeito, um novo concurso para contratação de 240 novos GCMs deverá ser iniciado ainda neste mês. O prefeito anunciou ainda que 400 câmeras de videomonitoramento devem ser instaladas na cidade, em escolas municipais, entradas do município e corredores de grande fluxo.
Durante os três últimos meses, os GCMs aprovados em concurso público passaram por treinamentos com aulas de direitos humanos e cidadania, defesa pessoal, tiro, políticas afirmativas, entre outros.
"Com esses 170 novos profissionais no efetivo da GCM de São Bernardo do Campo, poderemos ampliar dois grandes programas da cidade, como a Ronda Cidadã e a Segurança Escolar", afirmou o secretário de Segurança Urbana durante a solenidade, que também contou com a presença de representantes das guardas municipais da região e Grande São Paulo.
|