Na quinta-feira (13/10), o deputado estadual e vice-presidente da Associação Paulista de supermercados, Orlando Morando, participou da apresentação da pesquisa de opinião pública sobre a substituição das sacolas descartáveis pelas sacolas reutilizáveis.
O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital, com a presença do governador Geraldo Alckmin, o presidente da APAS, João Galassi e toda a diretoria da entidade, além do prefeito de Jundiaí Miguel Haddad Júnior.
Orlando Morando tem trabalhado fortemente nessa questão e foi o principal articulador para a assinatura de um convênio entre APAS e Governo do Estado, que tem por objetivo extinguir o uso de sacolas plásticas, fabricadas a base de petróleo, em supermercados do Estado de São Paulo.
“A pesquisa demonstrou que estamos no caminho certo, já que 77% dos entrevistados são favoráveis a não-utilização de sacolas descartáveis nos supermercados e 73% não concordam com o retorno das sacolas descartáveis. Agora vamos fazer essa forte campanha em todo o estado a partir de 25 de janeiro e colaborar ainda mais com o meio ambiente”, comentou Orlando Morando.
A pesquisa foi executada pelo IBOPE Inteligência com moradores de Jundiaí, cidade escolhida pela APAS para implantar o projeto-piloto da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, que tem como objetivo substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados. Com esta pesquisa, a APAS buscou mensurar a percepção da população de Jundiaí e as mudanças de hábito após um ano da implantação do projeto na cidade, o que ocorreu em 30 de agosto de 2011.