Fabricantes como Acer, Asustek e Dell estariam desistindo do mercado de tablets em 2012 por não conseguir competir com Apple, Amazon e Barnes & Nobles. Ao menos é o que sugere uma matéria do site taiwanês DigiTimes, que afirma que "fontes da cadeia de fornecedores" estranham a falta de encomendas das companhias - que teriam feito pedidos grandes se tivessem a intenção de apostar no segmento no próximo ano.
Mas, como aponta o The Guardian, o mesmo texto torna a informação do site asiático duvidosa: a notícia sugere que as baixas encomendas seriam reflexo de um esfriamento do desejo do consumidor por tablet, visto que o iPad 2 não teria vendido tão bem quanto a primeira versão do produto da Apple. Acontece que nos dois semestres desde seu lançamento, em março, o iPad 2 atingiu 20 milhões de unidades comercializadas, 25% a mais do que os 15 milhões atingidos pelo modelo anterior em um ano inteiro.
Some-se a isso que a Acer anunciou que pretende investir em produtos com maior margem de lucro, além de computadores pessoais, e que a Asus estaria desenvolvendo um tablet com processador quad-core para 2012. É, assim, mais provável que a falta de encomendas seja a estratégia das empresas enquanto aguardam o lançamento do Windows 8, que também rodará em tablets, aponta o The Guardian.
As produtoras de dispositivos poderiam ver no sistema operacional (SO) uma forma de atrair os consumidores, por causa das ofertas da Microsoft, principalmente em termos de aplicativos. Mas a troca do Android pelo Windows pode deixar as fabricantes na mesma situação em que já se encontram. A Samsung domina o mercado dos tablets com SO do Google, e a Amazon usa sua própria versão do sistema, além de uma cloud privada para oferecer os conteúdos do Kindle.