Deputado estadual e vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Orlando Morando, foi o principal interlocutor entre o setor supermercadista, a secretaria de Justiça e de Defesa da Cidadania e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) para a assinatura de um termo de cooperação com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para intensificar a defesa do consumidor no segmento supermercadista.
A parceria foi oficializada na última sexta-feira (18/11), na sede da APAS, na capital paulista e, além do deputado Orlando Morando, estavam a secretária da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda, secretário adjunto da Justiça, Fabiano Marques de Paula, superintendente do Ipem-SP, José Tadeu Rodrigues Penteado e o presidente da Apas, João Carlos Galassi.
E o trabalho já está dando resultados. Trata-se da edição da cartilha Ipem-SP Explica: Supermercados, que teve seu modelo original apresentado no evento.
Dirigida ao segmento supermercadista, a publicação visa nortear os profissionais do setor de modo a prevenir eventuais irregularidades e aprimorar práticas comerciais, com orientações sobre balanças, produtos pré-medidos, têxteis, dentre outros aspectos, além de explicar como funciona a fiscalização do Ipem nos supermercados.
Orlando Morando aproveitou o encontro para fazer um agradecimento especial à secretária Eloisa, ao superintendente José Tadeu e ao secretário adjunto Fabiano, destacando o trabalho da Secretaria da Justiça na proteção dos direitos do cidadão. “Sempre defendemos o modelo de diálogo com a população que é praticado na gestão de Eloisa, e queremos, ao lado de vocês, aprimorar as relações de consumo, pois nosso maior patrimônio é o consumidor”, concluiu o deputado.