Na época das festas de fim de ano, não é só a árvore que incrementa a decoração. A mesa onde a ceia será servida também merece atenção. Muito mais que agradar aos olhos, a composição deve aliar praticidade e conforto. O necessário tem de estar na mesa, como talheres e guardanapo.
Com isso em mente, escolha as cores que vão marcar o visual. Podem ser as tradicionais da época (dourado, vermelho, verde) ou as de sua preferência. Se quiser colocar muitos detalhes e enfeites, aposte em uma toalha mais simples.
Para montar a mesa, em primeiro lugar é preciso conferir o que a família tem em sua própria casa. Eis um bom momento para tirar do armário o faqueiro herdado da avó ou o que se ganhou de presente de casamento. "Verifique louças, jogos de talhares e objetos decorativos que já existam na casa. Depois, invista na criatividade e observe algumas regrinhas básicas para misturar os elementos", afirma a designer floral e especialista em montagem de mesas Ana Malta, da empresa A Florista & o Cozinheiro.
Segundo Ana, é possível misturar diferentes jogos de louças na mesma mesa: as taças podem ser de um jogo, os pratos de outro e o sousplat (apoio) de um terceiro conjunto. "Não existe certo ou errado, o importante é que a combinação de elementos promova harmonia para a mesa e que os objetos decorativos tipicamente natalinos não sejam esquecidos", sugere a especialista.
Ana Malta preparou especialmente uma série de preciosas dicas para montagem de uma linda mesa para a ceia deste Natal. A designer floral optou pelo serviço à francesa, no qual as travessas das iguarias natalinas não ficam sobre a mesa em que os convidados estão sentados. Confira ainda 10 sugestões decoradas por diversos profissionais.
DICAS (Patricia Zwipp/Ponto a Ponto Ideias - Cross Contents)