O ministro da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, abriu hoje, em Canela, o Encontro Nacional de Secretários Estaduais de Comunicação, que reúne representantes de 19 estados.
Gushiken convocou os governos estaduais a também assumirem a responsabilidadede de esclarecer a população sobre a necessidade das reformas. O ministro apresentou números que mostram a existência de grande espaço para discussão dos projetos. "Há necessidade de mais informação, porque às vezes um dado inadequado em programas nos quais não se têm acesso para se contrapor, pode criar confusão ainda maior", observou.
O ministro disse que fazer campanhas de publicidade de ações de governo é caro e nem sempre há garantia de se chegar ao efeito desejado. Para ele, as parcerias entre União, estados e municípios podem permitir a ampliação do debate e melhorar o entendimento da população sobre os fatos.
Na avaliação do governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, o encontro dos secretários tem grande relevância para aprimorar as ações de políticas de comunicação nos diferentes estados e a aproximação com o trabalho desenvolvido pela área federal. Para Germano Rigotto, existe uma tarefa árdua a ser realizada dentro do setor de comunicação social. Lembrou aos secretários estaduais que são eles os condutores da tarefa de aproximar o povo de seu governo e o governo de seu povo. "Vivemos neste momento uma circunstância histórica para a sociedade - a realização de reformas estruturais no país - que vai refletir diretamente nos estados e municípios. Por isso, precisamos dar visibilidade à discussão, permitindo o entendimento correto de todos os aspectos", ressaltou.
|