O Centro Universitário da FEI realizará nos dias 24 e 25 deste mês a tradicional exposição de projetos de veículos desenvolvidos por alunos do curso de Engenharia Mecânica, ênfase Automobilística. Na XXXI ExpoMecAut - Exposição de Projetos de Formatura do Curso de Mecânica -, serão expostos quatro veículos, da 77ª turma que, de uma forma geral, resumem uma forte preocupação do futuro engenheiro com a segurança dos ocupantes, dos demais veículos e dos pedestres, além do meio ambiente. Os veículos, em forma de modelo em escala 1 para 5, serão apresentados às 19h, no campus SBC, para profissionais da indústria, comunidade acadêmica e outros convidados. Confira as inovações de cada veículo.
MENTOR - é um carro que toma decisões em situações de emergência. Sensores instalados nas partes dianteira e traseira, interligados a uma central, agem em três estágios para evitar acidentes: emite avisos sonoros ao motorista sobre um perigo eminente, bloqueia a aceleração e aciona os freios do veículo. A vantagem do carro autônomo é que a eletrônica possui um tempo de reação e resposta, comprovadamente, 10 vezes mais rápido que o reflexo do ser humano. Com desenho arrojado, o sistema inteligente pode ser aplicado em qualquer carro. O Mentor é equipado com motor 2,0 litros com potência máxima de 85 kW e torque máximo de 170 Nm.
SABRE - automóvel com esterçamento nas quatro rodas, o Sabre vem atender à necessidade de veículos pequenos e fáceis de estacionar. O fator segurança está num sistema de break light, com 5 pequenas luzes que acendem conforme o acionamento dos freios. Outra inovação do carro é o freio de mão em forma de botão instalado no painel, substituindo a alavanca. O veículo compacto prioriza, ainda, o meio ambiente: tem motor diesel de 1,3 litro, com baixa emissão de poluentes e ruídos. Com baixo consumo de combustível ele desenvolve 52 kW de potência máxima e até 170Nm de torque.
BRUTUS - veículo de transporte de valores, encomendado por uma empresa paulista, é resultado de um profundo estudo de Engenharia para equacionar o velho problema do peso da blindagem, que sobrecarrega a estrutura do chassi, dificulta a dirigibilidade e aumenta o consumo de combustível. Foram feitos estudos específicos de dinâmica veicular para adequar a distribuição de carga e o comportamento do veículo. O projeto utiliza chapas de blindagem com100 kg/m2 em aço comercial e, caso o bolso permita, prevê também o uso de aço balístico, compostos cerâmicos e o Kevlar, polímero aplicado em coletes à prova de bala. Na parte interna, o Brutus traz uma nova seteira, dispositivo para posicionamento de armas, que permite maior raio de ação. O projeto, que tem como opcional sistema de transmissão automática, pode ser aplicado no transporte de tropas militares, guarnições policiais e em serviços bancários móveis.
CR-O - veículo de uso misto, o CR-O (sigla para crossover), é destinado para uso rural e urbano. É o primeiro off road com carroceria monobloco, produzida em aços especiais, que oferece menos vibração em locais não-pavimentados, redução de 20% do peso e maior segurança aos ocupantes. Projetado com base numa pesquisa na Grande São Paulo, que apontou grande aceitação, o veículo possui design futurista, caracterizado pela abertura central das portas, tendência apresentada nos últimos salões de automóveis. O CR-O oferece as versões luxo, dotada de opcionais como GPS e microcâmeras; low price, para os radicais; blindada e militar.
Serviço
Data - 24 e 25 de junho, a partir das 19h
Local - FEI - campus SBC
Endereço - avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção, São Bernardo do Campo.
|