Exportações da Moto Honda da Amazônia crescem em 2003

 

Autos - 21/06/2003 - 17:33:49

 

Exportações da Moto Honda da Amazônia crescem em 2003

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A crescente competitividade da Moto Honda da Amazônia, conquistada ao longo dos anos graças à alta qualidade empregada em seus produtos, dentre outros fatores, tem refletido diretamente no volume de motocicletas produzidas na unidade brasileira destinadas ao mercado externo. De janeiro a maio de 2003, foram exportadas 25.205 unidades, um aumento de 98% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve a exportação de 12.713 motocicletas. Esse resultado, atingido em meio a incertezas político-econômicas nos cenários nacional e internacional, coloca a Honda em posição de destaque, não apenas perante a concorrência, mas também entre as principais unidades da empresa em todo o mundo. Em 2002, a abertura de mercados, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e países da Europa e da África, proporcionou um aumento de 23,7% na produção voltada ao exterior, totalizando 59.503 unidades. Para este ano, a previsão é de crescimento, com a expectativa de comercialização de 80 mil motocicletas para os 62 países que hoje comercializam modelos fabricados no Brasil. Além dos novos mercados conquistados no ano passado, os modelos exportados também são direcionados para países da Ásia, América do Sul, América Central e Oceania.  Atualmente, sete das nove motocicletas produzidas na fábrica de Manaus para o mercado interno são exportadas: C100 Biz, CG 125 Titan, CG 125 Cargo, NXR 125 Bros, CBX 250 Twister, XR 250 Tornado e NX4 Falcon. Outros quatro são voltados exclusivamente para o mercado externo: a on-off road XL 200, a off-road CTX 200, além das CRF 150F e CRF 230F, destinadas a competições. Desde a semana passada, essa lista conta ainda com o modelo XR125L, cujo projeto é baseado na motocicleta on-off road NXR 125 Bros, lançada no Brasil em janeiro deste ano. Com um índice médio de nacionalização de 80%, os modelos exportados são desenvolvidos para atender às exigências dos mercados aos quais são destinados, como, por exemplo, as normas referentes a limites de emissão de gases poluentes e de ruído. O preço público sugerido também varia de acordo com o país, devido, sobretudo, às diferenças na cobrança de impostos sobre produtos importados.

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