Com a presença do Prefeito William Dib, do deputado estadual Orlando Morando (PSB), do secretário da Educação, do secretário de Obras, entre outras autoridades foi inaugurada a EMEB Isidoro Battistini, na estrada Galvão Bueno, bairro Batistini.
O bairro Batistini surgiu com a chegada de famílias italianas que buscavam as oportunidades de trabalho e prosperidade que não se encontrava na Itália no final do século XVIII. Os Battistinis foram pioneiros no bairro que acabou recebendo o nome da família. Isidoro Battistini nasceu já no Brasil em 09 de julho de 1916, filho de Sante e Maria Battistini. Ele e seus irmãos Agustinho, Romano, Francisco e Alexandre plantavam repolho, pimentão, tomate e batata e comercializavam no Mercado Municipal de São Paulo.
Em 1961, também com os irmãos, construiu o restaurante Santo Antônio, onde trabalhou como sócio até 1978. Pessoa de muita fé, bastante católico, ajudou a construir a atual igreja do bairro. Por toda a sua dedicação ao bairro e a seus moradores, o deputado estadual Orlando Morando(PSB) durante seu mandato de vereador apresentou o projeto de lei 4/2003, aprovado pela Câmara Municipal de São Bernardo e promulgado pelo prefeito William Dib que dá o nome de Isidoro Battistini para a Escola Municipal de Educação Básica.
A participação do deputado foi também importante na negociação da construção da obra. Instalada em área desapropriada, foi Orlando Morando quem conseguiu autorização do ex-proprietário para começar as obras ainda em fase de desapropriação sem o total pagamento dos precatórios.
As tentativas da administração municipal, com empenho pessoal de alguns secretários municipais foram frustadas. Todas as autoridades em seus discursos destacaram o empenho pessoal na construção da escola e na negociação da desapropriação da área.
A escola é considerada o maior patrimônio do bairro. “A oposição dizia que a administração ia manter as crianças em conteiners como salas de aula e não iria construir nada. Hoje demos a resposta para os nossos opositores, com essa festa de inauguração”, disse o deputado Orlando Morando A EMEB Isidoro Battistini abriga crianças da 1ª a 4ª do Ensino Fundamental. São 18 salas, com 36 turmas (manhã e tarde) em um total de 1.260 alunos.
O projeto arquitetônico é da Secretaria de Obras e consumiu quase dois milhões de reais. A escola faz divisa com um bosque e uma nascente não poluída e foram totalmente preservados durante a construção. Nenhuma dano ao meio ambiente foi causado.
|