Desde segunda-feira, 23 de junho, todas as crianças nascidas no Hospital Municipal Universitário de São Bernardo receberão gratuitamente doses das vacinas contra Hepatite B e tuberculose (BCG).
Segundo Dra. Marisa da Matta Aprille, pediatra que coordena o Método Canguru e do Banco Humano de Leite, o HMU é o primeiro hospital universitário público da região a prestar esse tipo de serviço. “Antes, orientávamos as mães para que levassem seus bebês à UBS mais próxima. Agora eles já saem daqui imunizados”, afirma.
Os recém-nascidos serão vacinados ainda nas primeiras 12 horas de vida. Apenas os prematuros, que ainda não chegam a pesar dois quilos, recebem as doses no momento da alta. “Quanto mais precocemente agirmos contra essas doenças, mais chance temos de erradicá-las”, disse Dra. Marisa.
Segundo o Ministério da Saúde, a Hepatite B é uma virose severa, cujo agente pode estar presente no sangue ou nas secreções corporais. Fetos e recém-nascidos têm possibilidade de adquirir a doença no curso da gestação ou mesmo pelo canal de parto ou cesáreas de mães contaminadas.
No entanto, a tuberculose mata mais que qualquer outra doença infecto-contagiosa, acometendo cerca de três milhões de pessoas a cada ano, mundialmente.
Facilmente transmitida pelo ar através da tosse e espirros, é altamente contagiosa: uma pessoa infectada e sem tratamento tem a capacidade de infectar outras 15 em apenas um ano.
|