A serra gaúcha e a cidade de Gramado já estão se preparando para a realização do 31º Festival do Cinema Brasileiro e Latino, um dos principais eventos de cinema da América Latina, que acontecerá de 18 a 23 de agosto de 2003. A mostra competitiva está dividida nas categorias longa-metragem ficção, brasileiros e latinos, longa-metragem documentários brasileiros, curtas-metragens brasileiros (16mm e 35mm), médias-metragens brasileiros (16mm) e mostra gaúcha (curtas-metragens 35mm e médias-metragens 16mm, produzidos no RS).
Estarão competindo na categoria longa-metragem ficção dez filmes, sendo cinco brasileiros e cinco latinos, produzidos no Uruguai, Argentina, México, Portugal e Espanha. Na categoria documentário, quatro filmes brasileiros estarão em competição e outros 26 filmes estarão disputando o Kikito nas categorias curta e média-metragem. Ao todo, foram inscritos 121 filmes, cuidadosamente avaliados pela Comissão de Seleção.
O filme gaúcho Concerto Campestre, longa-metragem com direção de Henrique de Freitas Lima, será apresentado em caráter hors concours, e outros três filmes - Celeste & Estrela (DF), Narradores de Javé (SP) e Glauber - Labirinto do Brasil (RJ) - serão apresentados em sessão Premiere.
Neste ano, a tribuna de homenageados contará com dois grandes nomes da cinematurgia brasileira: o diretor Cacá Diegues, que levará para casa o troféu Eduardo Abelin, já em sua terceira edição, e o ator Milton Gonçalves, que receberá o troféu Oscarito, em sua 14ª edição. Ambos estarão em Gramado durante o Festival para receber as homenagens.
O 31º Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino é promovido pela Prefeitura Municipal e tem como produtor cultural a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, Agricultura e Turismo de Gramado (Cicsatg), com o apoio dos governos federal e do Rio Grande do Sul.
|