A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) leiloará, no dia 23 de setembro, concessões para instalação, operação e manutenção de 1.787 km de novas linhas de transmissão da rede básica, que serão construídas em oito estados: Paraná, São Paulo, Piauí, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e Minas Gerais. O objetivo é reforçar o Sistema Interligado Nacional (SIN). O pregão será dividido em sete lotes por meio dos quais serão ofertados 11 trechos de linhas, com investimento estimado em R$ 1,776 bilhão e entrada em operação prevista para até 2005.
A expectativa é de que as concessões possam gerar cerca de 3.600 empregos diretos e outros 8.000 mil indiretos em 144 municípios das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. O aviso do edital será publicado amanhã (2/07), no Diário Oficial da União, e estará disponível na página da Aneel na Internet (www.aneel.gov.br).
A licitação de concessões faz parte do planejamento estratégico do governo federal, que aprovou, no último dia 13, o modelo de licitação dos novos empreendimentos. O anúncio do leilão está sendo feito, neste momento, pela ministra Dilma Rousseff, em solenidade no Palácio do Planalto
|