Adolescentes e adultos deram um verdadeiro show de equilíbrio e perícia nas manobras radicais durante a realização da terceira etapa do Circuito Escolar Street Skate, no sábado, 28 de junho, na Escola Estadual Professora Pedra de Carvalho (Rua Carlos Ayres, 400, Bairro Independência). O evento, promovido pelo Programa Juventude Cidadã, da Secretaria de Desenvolvi-mento Social e Cidadania, da Prefeitura de São Bernardo, reuniu ainda skatistas e pais de alunos dos bairros Planalto, Jordanópolis, Alvarenga, Vila Ferreira, Jardim Esmeralda, Alves Dias e Coope-rativa. Além das provas de skate, o evento contou com a exposição de artesanatos, fotografias, desenhos e grafite produzidos por artistas das comunidades, além de workshop de capoeira, cultura hip hop e arte circense. Ao longo do dia o público também se divertiu com shows de bandas de rock, rap e reggae.
O munícipe que visitou a escola pôde apreciar as blusas e toalhas de crochê e produtos feitos com material reciclável (papel, plástico e alumínio) pela comunidade da Vila Ferreira. “Graças aos programas da Sedesc, como o Juventude Cidadã, estamos conseguindo integrar a nossa comunidade. Essas iniciativas são importantes, porque valorizam e incentivam os jovens a desenvolver seu potencial artístico”, elogiou Maria das Graças Silva de Souza, uma das voluntárias do Conselho Comunitário Renovando e Restaurando Vidas, da Vila Ferreira.
Um dia antes do evento, competidores, comissão julgadora e representantes da escola e da comunidade participaram de um congresso técnico. “É um bate-papo que aborda segurança, cidadania, respeito às regras e cordialidade com os concorrentes”, explicou o coordenador do Programa Juventude Cidadã, José Luiz do Prado.
Segundo José Luiz, o sucesso do Circuito Escolar Street Skate, lançado no ano passado, se deve ao resgate da prática saudável e organizada da modalidade. “Agora estamos avançando com a parte cultural, iniciada na segunda etapa do campeonato, que passou a se chamar Circuito Cultural Escolar Street Skate”. O Programa Juventude Cidadã visa integrar os programas sociais da Prefeitura e a comunidade, estimulando o resgate histórico dos bairros, através da apresentação dos talentos da região.
A quarta etapa do Street Skate acontece no dia 27 de setembro e a final do circuito no dia 29 de novembro, junto com o 10º Mix Esportes Radicais, que deverá ocorrer no Paço Municipal ou no Ginásio Cidade São Bernardo. No dia 23 de agosto será realizado o 9º Mix Esportes Radicais.
O Circuito Cultural Escolar Street Skate é viabilizado com o apoio das empresas Tracker, Levitas, Swoop, Moska Wheel, Up Trucks e UCR Rolamentos, que distribuem roupas e acessórios de skate para os primeiros colocados das etapas do circuito, nas categorias mirim, iniciante e feminino.
Para participar do evento, promo-vido pelo Programa Juventude Cidadã, da Secretaria de Desen-volvimento Social e Cidadania, da Prefeitura de São Bernardo, é preciso ter entre 7 e 18 anos e apresentar atestado de escolaridade ou conclusão de 2º grau, carteira de identidade e comprovante de residência na cidade (carnê de IPTU, contas de água e luz ou correspondência recebida pelo correio).
|