O Programa Juventude Cidadã da Prefeitura de São Bernardo oferece, gratuitamente, 3.200 vagas em 36 oficinas culturais e esportivas. As inscrições serão realizadas nos dias 30 e 31 de julho, no Centro da Juventude, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, 271, Centro (ao lado do Poupatempo), das 9 às 16h. Podem se inscrever pessoas de 14 a 29 anos que residam em São Bernardo.
No ato da inscrição é preciso apresentar os seguintes documentos: identidade, comprovante de escolaridade ou conclusão de ensino médio e comprovante de residência na cidade (carnê de IPTU ou contas de água e luz ). Mais informações: telefone 4332-9111, ramal 285.
Das 36 oficinas, 14 são novas: break (dança de rua), street dance, cama elástica, contorcionismo, dança acrobática, documentário, escalada esportiva, introdução à cenografia, linguagem plástica, mangá (história em quadrinhos com técnica japonesa), organização de atividades lúdicas, RPG (role playing games), sapateado americano e videoclipe. As outras 22 oficinas oferecidas são as seguintes: teatro, aerografia, artes circenses (aéreo, clow e malabares), bike, skate, capoeira, defesa pessoal, canto, coral, gaita, cavaco, violão, dança, dança cigana, dança do ventre, desenho, história em quadrinhos, fotografia, grafite e linguagem cinematográfica.
Os cursos, de quatro meses de duração, são ministrados em três períodos: manhã, tarde e à noite. O coordenador do Programa Juventude Cidadã, José Luiz do Prado, explica que o objetivo é incentivar o protagonismo juvenil, proporcionando a oportunidade do jovem desenvolver seu talento esportivo e cultural, num espaço seguro. “A troca de experiência com monitores e outros jovens fortalece a auto-estima e incentiva a busca de caminhos longe das situações de rico”, avalia o coordenador.
Festa de encerramento ¾ A paz foi o tema central da festa de encerramento das oficinas culturais e esportivas do primeiro semestre. Participaram 2,2 mil alunos e seus familiares em três dias de apresentações de oficinas culturais¾ dias 1, 2 e 3 de julho ¾ no Teatro Cacilda Becker e no dia 4 a festa de encerramento das oficinas de bike, skate, defesa pessoal, capoeira e de circo aéreo e malabares foi realizada no Centro da Juventude, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. “Neste semestre, o número de alunos nas oficinas passará de 2,2 mil para 3,2 mil graças ao apoio do prefeito William Dib, que é o grande incentivador do Programa Juventude Cidadã”, disse a secretária Laerte Soares, na festa de encerramento das oficinas culturais e esportivas.
|