A Prefeitura de São Bernardo dará início, na próxima semana, à distribuição do questionário que possibilitará ampla participação dos munícipes no que diz respeito ao Orçamento de 2004. Respondendo às questões, a população terá a oportunidade de abordar as prioridades das ruas e dos bairros da cidade onde vivem.
O resultado orientará a Administração na elaboração do Orçamento, que deverá ser apresentado à Câmara Municipal, em meados de agosto.
Para participar é simples. Os formulários deverão ser preenchidos e entregues no Poupatempo (Rua Nicolau Filizola,100) ou nas Subprefeituras de Rudge Ramos (Rua Jacquey,61) e Riacho Grande (Rua Araguaia,265). Além disso, o jornal Notícias do Município, que circula todas às sextas-feiras, trará impresso o questionário em suas próximas edições. Quem preferir poderá também enviar suas respostas on-line, pelo site da Prefeitura de São Bernardo em www.saobernardo.sp.gov.br. O prazo final de entrega será em 1º de agosto.
Não é de hoje que São Bernardo se utiliza da gestão compartilhada com a comunidade. Essa é uma experiência bem sucedida que a cada ano torna a participação popular mais caracterizada. Os conselhos municipais e as Associações de Pais e Mestres, por exemplo, intervêm diretamente no exercício administrativo, e a Coordenadoria de Ações Comunitárias, criada em 2001, atua permanentemente junto à sociedade civil organizada.
Segundo o prefeito, William Dib, essa é uma importante ferramenta democrática. “A consulta popular é a forma mais eficaz de interação entre governo e sociedade, uma ressonância de seus anseios”, disse.
|