Em agosto, de 12 a 29, o público poderá ver a mais recente produção da artista plástica Ilka Lemos. Com trabalhos onde usa técnica mista, tinta acrílica e óleo sobre tela, e também aquarelas, a artista expõe uma “ pintura forte e visceral”, conforme define o crítico de arte Enock Sacramento: “Em 2002, sua produção artística passou por agudo processo de amadurecimento. As figuras que predominaram em suas pinturas na exposição “Signos e Seres”, em maio, no Conjunto Cultural da Caixa, em São Paulo, cederam espaço à abstração na mostra “Trégua?”, realizada em outubro no Espaço Cultural Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Na seqüência, a figura retornou com força, beneficiada pela experiência da série não-figurativa.
O resultado é uma pintura forte, visceral, que recria a figura segundo uma ótica própria e que projeta o rico e complexo mundo interior da artista”.
Na mostra, serão expostas cerca de dez telas com dimensões que variam de 1m x 1m a 1m x 3m, além de pequenas aquarelas, emolduradas em série, com desenhos sensuais em cores intensas e diversas. Para a artista, essa exposição deverá retratar o conjunto de sua obra recente, onde inúmeras possibilidades das lingua-gens artísticas contemporâneas são exploradas: “Pinto por explosão.
A tela representa para mim a realização de tudo aquilo que parece impossível no cotidiano. Seres de todas as formas, cores em múltiplas matizes, força e serenidade, pungência e suavidade, penso em reunir tudo”. Muito disciplinada, a artista dedica-se ao ofício com um rigor executivo: ”Desde que passei a me dedicar à pintura, há mais de vinte anos, pinto incansavelmente, até a exaustão. Há dias em que chego a produzir mais de uma obra de grande dimensão.
É como se eu não tivesse escolha senão interpretar plasticamente toda a minha expressão humana. É uma questão de sobrevivência”. Em 2002, a pintura de Ilka Lemos chamou a atenção de críticos e personalidades do meio artístico. Com três eventos programados para o segundo semestre de 2003, Ilka Lemos investe confiante em sua carreira artística: “ Essa atividade exige muita dedicação e paciência.
Aos 45 anos, sendo que fiz meu primeiro curso de pintura aos oito, sei que está próximo o momento em que o meu diálogo com o público será intensificado. Isso é muito mais importante do que se imagina.
Afinal, tanta energia, anos de estudo e trabalho, tanto esforço empregado em telas, tintas, até eu encontrar de fato uma linguagem plástica, isso só pode resultar num profundo e mútuo intercâmbio de experiências com o público”.
Serviço:
Evento: exposição de pinturas de Ilka Lemos
Abertura para convidados: 12 de agosto de 2003, às 20h00
Período: 13 a 29 de agosto
Local: Arvani Galeria de Arte Contemporânea
Endereço: Rua Oscar Freire, 540 – Jardim Paulista – São Paulo - Fone: 11 3088 2843
Email: galeria@arvaniarte.com
Dias e horários para visitas: segunda a sexta, das 10h00 às 19h30 - entrada franca
Patrocínio: UNISYS
|