Componentes de direção terão selo do Inmetro

 

Autos - 16/12/2013 - 11:41:31

 

Componentes de direção terão selo do Inmetro

 

Da Redação com agências

Foto(s): Reprodução

 

Fabricantes e importadores têm até 28 de novembro de 2014 para obter certificação; com presença internacional, o IQA dispõe de laboratórios no mundo inteiro para agilizar processo

Fabricantes e importadores têm até 28 de novembro de 2014 para obter certificação; com presença internacional, o IQA dispõe de laboratórios no mundo inteiro para agilizar processo

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, alerta a indústria de autopeças e todo setor de aftermarket automotivo para a Portaria 247, de 3 de maio de 2013, que determina a certificação compulsória de terminais de direção, barras de direção, barras de ligação e terminais axiais comercializados no mercado de reposição. Assim, fabricantes e importadores têm até 28 de novembro de 2014 para certificar os produtos. 

"Apesar de o prazo ser longo, alertamos à indústria e importadores para iniciarem o processo o quanto antes, pois existe a necessidade de efetuar testes e avaliações laboratoriais que demandam tempo, e nem sempre os resultados satisfatórios são atingidos na primeira tentativa", alerta Ingo Pelikan, presidente da Diretoria Executiva do IQA.

Um dos principais organismos de certificação do Brasil, o IQA é especializado no setor automotivo, e conta, assim, com técnicos com vasta experiência na certificação de autopeças. "Certificar-se pelo IQA significa obter diferencial reconhecido por fabricantes de veículos, de autopeças, concessionárias e centros de reparações automotiva condição oferecida por um organismo dirigido exclusivamente pelo setor automotivo", afirma.

Presença internacional 

O IQA está presente no mundo inteiro por meio de parcerias com laboratórios e organismos de certificação internacionais. “São auditores e profissionais qualificados por nós, no Brasil, para atender todas as normas e exigências do Inmetro”, explica Sergio Kina, gerente técnico do IQA. 

Entre os países que contam com representatividade do Instituto, destaque para China, Tailândia, Índia, Coréia do Sul, África do Sul, EUA, México, Europa, Indonésia e Japão. “Uma das vantagens de contar com representantes no exterior é a facilidade e agilidade no atendimento, uma vez que o cliente é atendido no idioma local, e sem custos relevantes de translado”, diz Kina. 

Laboratórios

Com as parcerias internacionais, o IQA conta com uma rede de laboratórios qualificados, prontos para atender o cliente de forma personalizada. “Temos condições de oferecer serviços de acordo com as necessidades do cliente, seja em custo ou em agilidade”, diz O IQA tem, assim, condições de oferecer ao cliente o melhor custo-benefício. “Se a necessidade dele é prazo, enviamos as amostras para o local que tem maior disponibilidade; da mesma forma com custo, pois sabemos onde estão as melhores oportunidades”, afirma Kina.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo