Árvores são derrubadas em reforma de praça em São Bernardo do Campo

 

ABCD - 19/12/2013 - 09:48:01

 

Árvores são derrubadas em reforma de praça em São Bernardo do Campo

 

Da Redação com G1

Foto(s): Rafael Oliveira Alves

 

Árvores frutíferas de praça foram derrubadas durante reforma

Árvores frutíferas de praça foram derrubadas durante reforma

Trinta árvores serão derrubadas durante a reforma de uma praça no bairro de Jordanópolis, em São Bernardo do Campo, no ABC, que acontece desde o final de novembro deste ano. De acordo com o internauta Rafael Oliveira Alves, de 24 anos, já foram cortados três pinheiros que tinham mais de 40 anos de existência, o que teria indignado os moradores da região.

“Também derrubaram árvores frutíferas, algumas plantadas pelos próprios moradores. Um senhor que sempre vai lá pegar frutas ficou revoltado”, disse Rafael.

O pedido da reforma teria partido dos próprios moradores. “A praça estava aí há muito tempo sem cuidados. Estava precisando de uma reforma mesmo, só não sei pra que derrubar tantas árvores”, contou. De acordo com ele, alguns moradores encontraram pássaros mortos entre os galhos das árvores derrubadas.

“A praça é o único lugar em que as crianças conseguem ir para se divertir. Agora, com a bagunça que está lá, elas não vão ter para onde ir no período de férias”, afirmou.

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informou que a reforma é uma obra de revitalização da Praça Zequinha de Abreu, que foi aprovada pela população em plenária do Orçamento Participativo.
“O Departamento de Parques e Jardins removeu 19 árvores e serão removidas outras 11 exóticas”, dizia o texto. De acordo com a prefeitura, algumas espécies estavam doentes, outras apresentavam riscos de queda por estarem em floreiras e outras interferiam no projeto de revitalização.
“Informamos ainda que no local existem 61 árvores e que ao final da obra serão plantadas  80 novas espécies nativas e frutíferas, totalizando mais de 100 árvores na praça. A obra de revitalização da Praça Zequinha de Abreu está orçada em R$ 960 mil e será entregue em 120 dias”, informou a nota.

Vereador Pery Cartola faz denuncia no MP sobre possível crime ambiental em razão da retirada de 22 árvores na Praça Zequinha de Abreu no Bairro Jordanopólis.

Após mobilização e protesto dos moradores do Bairro Jordanópolis, por conta da remoção de 22 árvores na Praça Zequinha de Abreu, o Vereador Pery Cartola (SDD-Solidariedade) fez denúncia ao Ministério Público.

Em 16/12, os moradores do Bairro Jordanópolis acionaram o Vereador Pery Cartola que esteve no local acompanhando a retirada de 22 (vinte e duas) árvores. Ao indagar o superior da equipe sobre a remoção, nada foi apresentado, sequer uma Ordem de Serviço. 

Todos os moradores, que presenciavam tal atrocidade se diziam perplexos e revoltados com a matança de tantas árvores, e que em nenhum momento eles foram convocados para discutir sobre a revitalização da praça.

Na data de hoje, Pery Cartola enviou um ofício a promotora de Justiça Rosangela Staurenghi, questionando se as árvores que foram retiradas estavam doentes ou com risco de queda, pois ao visitar o local, todas lhe pareceram sadias e frondosas. Questionou ainda se o Meio Ambiente foi consultado e cedeu autorização para tal atividade, bem como, sobre a programação do replantio.  

Para Pery Cartola: “A praça exerce função social e sua revitalização é importante. Havia árvores de quase 45 anos e faziam parte do equilíbrio ambiental, mas, ao que tudo indica foram retiradas sem os critérios devidos, se assim for, estaremos diante de um crime ambiental”.

A Praça Zequinha de Abreu é uma das praças mais importantes do bairro, possui quadras, coreto, pista de skate, e uma vasta arborização. Mesmo muito mal cuidada e em péssimo estado de conservação ainda é a única área de lazer dos moradores do bairro. 

Pery ainda questiona sobre inúmeras solicitações de munícipes em seu gabinete, que estão pedindo a retirada/substituição de árvores ou por estarem doentes, ou com raízes que estão danificando paredes e estrutura ou ainda com risco de quedas, e nestes casos a Prefeitura e o Meio Ambiente não aprovam a remoção, nem com a proposta de fazer substituição.

Leia, na íntegra, cópia do ofício encaminhado ao Ministério Público pelo vereador Pery Cartola



Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo