Advertindo sobre uma “epidemia” de violência nos videogames, uma organização de fiscalização do setor criticou alguns dos mais importantes títulos do ano. A crítica veio por tratarem as mulheres como objetos sexuais e recompensarem a violência contra elas.
O National Institute on Media and the Family divulgou seu sétimo relatório anual sobre a indústria do videogame, no escritório do senador Joseph Lieberman, em Washington. Ele defende há muito restrições aos jogos violentos.
“A violência nos videogames tornou-se epidêmica e a violência contra as mulheres é uma marca negativa para todo o setor”, diz o autor do relatório e fundador do instituto, David Walsh, em comunicado. Lieberman pediu por audiências sobre o setor de varejo e suas políticas para a restrição do acesso de menores aos videogames violentos.
“Essa minoria relativamente pequena mas muito popular não está só forçando os limites, estão matando a tiros, torturando e usando napalm em escala irreconhecível, para além de qualquer decência”, disse Lieberman.
Mas ao mesmo tempo, o senador democrata, que pondera disputar a candidatura de seu partido em 2004, repreendeu os pais para que se responsabilizem pelo acesso de seus filhos a jogos violentos. “Lembrem-se, vocês são a primeira e a última- linha de defesa de seus filhos”, alegou.
A indústria do videogame, que fora elogiada no passado por seus esforços para estabelecer um sistema efetivo de classificação, reagiu vigorosamente ao relatório.
“Minha reação é que isso é grotescamente injusto”, disse Doug Lowenstein, presidente da Interactive Digital Software Association, à Reuters. “O que temos aqui é um grupo com uma agenda ideológica”.
O jogo de maior sucesso em 2002, “Grand Theft Auto: Vice City”, mereceu a maior parte das críticas no relatório.
“O jogo vem sendo elogiado por sua excelência técnica. Mas a maneira pela qual ele retrata as mulheres, e os maus tratos que elas sofrem, são perturbadores”, diz o relatório. “O assassinato brutal de mulheres como entretenimento deveria ser causa para grande preocupação”.
O jogo vendeu quase três milhões de cópias em um mês, de acordo com as estimativas dos analistas e deve se tornar o mais vendido de 2002 e possivelmente um dos mais vendidos da história. A Take Two, que o criou, não comentou de imediato.
|