Começo de temporada sempre proporciona times desentrosados e jogos de baixo nível técnico. Mas Santos e XV de Piracicaba abusaram desse expediente, neste sábado, pelo Campeonato Paulista. Em uma partida com ritmo muito lento, só o jovem Gabriel salvou o time da Baixada Paulista, que venceu por 1 a 0, em casa. Pelo menos assim o técnico Oswaldo de Oliveira saiu com vitória em sua reestreia pelo Santos.
Com exceção de um chute perigoso de Geuvânio, aos 3min, os dois times não mostraram qualquer qualidade no começo do primeiro tempo.
As defesas prevaleceram até que jovem Gabriel mostrou seu talento: ele recebeu a bola de costas para o gol, já dominou girando para esquerda e chutou forte de canhota para fazer o gol.
Os dois times tiveram substituições no segundo tempo, mas devem ter acontecido apenas pelo cansaço dos titulares. Afinal, o ritmo da partida não evoluiu.
Porém, a partir dos dez minutos do segundo tempo, o XV passou a manter a posse de bola, avançar a marcação e buscar o gol com mais afinco. Pipico chegou a marcar um gol, mas foi marcado impedimento. Aos 29min, o XV voltou a reclamar do auxiliar: Gabriel foi lançado de frente para o gol, em posição duvidosa. Porém, o atacante tentou tocar por cobertura e desperdiçou feio a oportunidade.
Nos minutos finais, tudo que o Santos queria era manter o jogo em ritmo lento. Conseguiu isso com muita marcação e toque de bola preguiçoso, que bastou para pelo menos animar os sete mil torcedores na Vila Belmiro.
O jogo
Aos quatro minutos, a juventude do ataque santista quase terminou em gol. Gabriel dominou no meio e rolou na esquerda para Geuvânio, que se livrou da marcação com um lindo corte e finalizou de direita. O goleiro Márcio se esticou e conseguiu desviar para escanteio, salvando o XV.
O Xv chegou com perigo aos 28 minutos. Vinícius Bovi avançou pela direita e cruzou para Pipico, que ganhou a disputa no alto com Cicinho e cabeceou por cima do gol de Aranha, assustando os santistas.
A falta de ritmo do Peixe ficou evidente aos 32. Adilson recebeu lançamento de Pipico, gingou sobre a marcação de Gustavo Henrique - driblado facilmente – e rolou para Danilo Sacramento, que foi bloqueado por Jubal ao tentar finalizar para o gol.
Aos 40, a parceria da base santista resultou na abertura do placar. Emerson fez jogada pela direita e a bola sobrou para Geuvânio, que deu passe na medida para Gabriel. Com um forte chute, a revelação alvinegra fez o primeiro gol do Peixe no Campeonato Paulista.
A torcida do XV teve o grito de gol abafado pela arbitragem aos 12 minutos da segunda etapa, quando a assistente Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo levantou a bandeira. Alan Bahia lançou Pipico, que, em posição irregular, completou para o gol.
Gabriel teve a chance de anotar o segundo aos 29 minutos, quando recebeu passe de Cicinho livre de marcação. Frente a frente com Márcio, Gabriel tentou fazer por cobertura e praticamente recuou a bola para o goleiro do XV.
Aos 43, Alan Santos recebeu no meio e arriscou um forte chute de fora da área. O arremate do volante santista passou triscando a trave direita do goleiro Márcio.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 0 XV DE PIRACICABA
Local: Estádio Urbano Caldeira, Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 17 de janeiro de 2014, sábado
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Vicente Romano Neto e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo
Cartões amarelos: Gabriel e Leandrinho (Santos); Alan Bahia, Danilo Sacramento e Adilson Goiano (XV de Piracicaba)
Gols:
SANTOS: Gabriel, aos 40 minutos do primeiro tempo
SANTOS: Aranha; Cicinho, Jubal, Gustavo Henrique e Emerson (Mena); Arouca, Leandrinho (Alan Santos) e Montillo (Léo Cittadini); Geuvânio, Thiago Ribeiro e Gabriel - Técnico: Oswaldo de Oliveira
XV DE PIRACICABA: Márcio, Vinicius Bovi, Leonardo Luiz, Pitty e Aelson (Rodrigo); Alan Bahia, Adilson Goiano, Danilo Sacramento e Jean Carioca (Gilsinho); Pipico e Adilson (Felipe Adão) - Técnico: Edison Só