Atual secretário de Saúde em São Bernardo do Campo (SP) para assumir o Ministério da Saúde, Arthur Chioro é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo por improbidade administrativa. O MP apura se há irregularidade na contratação de consultoria do político convidado ontem pela presidente Dilma Rousseff para ocupar o lugar de Alexandre Padilha no governo federal. A investigação teve início após representação realizada pelo deputado estadual, Orlando Morando, PSDB. Chioro é secretário municipal e, ao mesmo tempo, sócio majoritário de uma empresa que presta serviço para diversas cidades, de acordo com a promotora que investiga o caso (leia tudo sobre o caso em edição do @HORA publicada em 30/09/2013).
A consultoria pertence ao secretário desde 1997 e presta serviços na área da saúde a várias cidades do Estado de São Paulo - principalmente em municípios com prefeitos petistas, como Ubatuba e Botucatu. Procurada, a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, como das outras vezes em que foi questionada sobre o assunto, não comentou a investigação. Arthur Chioro deve ser nomeado ministro da Saúde na reforma ministerial que pode ser anunciada no fim da semana que vem. O atual titular da Saúde, Alexandre Padilha, deixará o governo para disputar o governo de São Paulo.
Chioro também está ligado a outras organizações como a CEPA (Congresso Espírita Pan-Americano), onde foi presidente da Comissão Organizadora do XXI Congresso Espírita Pan-Americano que organizou, em 2012, em Santos, no litoral paulista. O Secretário de Saúde de São Bernardo é, declaradamente, espírita.
|