O Santos se redimiu com a torcida após a goleada sofrida para o Penapolense no último jogo no Campeonato Paulista. Nesta quinta-feira, o clube alvinegro derrotou o Atlético Sorocaba por 2 a 1 na Vila Belmiro, em partida válida pela nona rodada do Estadual. O centroavante Leandro Damião marcou o primeiro gol do time da casa, encerrando o breve período sem balançar as redes desde que estreou pela equipe.
O resultado levou o Santos aos 22 pontos, suficientes para a manutenção da liderança isolada do Grupo C da competição. O clube do interior, por sua vez, segue na lanterna do Grupo A, com cinco pontos.
Desfalcado do zagueiro Gustavo Henrique, expulso contra o Penapolense, e do volante Alan Santos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Santos iniciou a partida com os garotos Jubal e Leandrinho, respectivamente, nas funções táticas. Sem criatividade, o time da casa até levou perigo para o goleiro Deola em jogadas pelo alto, mas infiltrou a área adversária em poucas ocasiões.
Para a segunda etapa, o técnico Oswaldo de Oliveira ousou ao tirar Leandrinho e colocar o jovem Gabriel Barbosa, mudança que resultou em mais produção ofensiva e, consequentemente, mais espaço para contra-ataques da equipe visitante. Logo no primeiro minuto, a alteração surtiu o efeito desejado pelo treinador.
A jogada do gol começou com um lançamento do zagueiro Neto na ponta direita. O lateral Cicinho recebeu livre e cruzou a meia altura para Geuvânio, que tentou emendar de primeira e acabou entregando na cabeça de Leandro Damião, que após quatro jogos desencantou e marcou pela primeira vez com a camisa alvinegra.
O time da casa continou produzindo bem no ataque, desperdiçando oportunidades com Thiago Ribeiro e Gabriel, mas os descuidos com o setor defensivo permitiram que o Atlético Sorocaba contragolpeasse com eficiência, igualando o marcador aos 26min com Danilo Alves e quase arrancando a virada no minuto seguinte.
O Santos retomou a vantagem nos acréscimos, em jogada de bola parada. Gabriel sofreu uma falta do lado direito da intermediária, Thiago Ribeiro cobrou a infração e Cícero completou de cabeça, selando a sétima vitória santista na competição, quarta em casa.
Na décima rodada, o Santos enfrenta o São Paulo no Estádio Morumbi, enquanto o Atlético Sorocaba vai a Jundiaí encarar o Paulista.
O jogo
A partida começou truncada, porém com um domínio maior do Santos, que não recebia um bom público na Vila Belmiro. A primeira grande oportunidade aconteceu logo aos dois minutos de jogo. Após cruzamento da direita de Thiago Ribeiro, o atacante Leandro Damião apareceu sozinho e cabeceou firme no canto do gol. O goleiro Deola fez uma boa defesa, impedindo o primeiro gol do camisa 9 com a camisa do Peixe.
O Santos era melhor e continuava pressionando. Aos cinco minutos, com o lateral direito Cicinho o Peixe novamente quase abriu o placar. O número quatro santista invadiu a área e bateu forte, só que na rede do lado de fora. A resposta do Atlético Sorocaba veio aos oito minutos, com o lateral esquerdo Matheus, que na tentativa de cruzar, quase acabou surpreendendo Aranha e iria fazer um golaço na Vila.
Aos 27 minutos, Geuvânio achou Thiago Ribeiro sozinho na área. O atacante santista girou em cima do zagueiro, porém bateu fraco e a bola saiu a esquerda das traves defendidas por Deola. Depois aos 35, o goleiro emprestado pelo Palmeiras salvou novamente o time visitante, após espalmar uma cabeçada “a queima roupa” do meia Cícero.
Nos cruzamentos longos, o Santos chegava com perigo ao gol do Atlético Sorocaba. Aos 43 minutos, mais um lançamento, desta vez de Leandrinho para área sorocabana. Cícero subiu mais alto que os defensores rivais e cabeceou raspando na bola, para mais uma excelente defesa de Deola, que de longe era o melhor jogador da partida.
Na volta do intervalo, Oswaldo de Oliveira colocou o time para frente e tirou Leandrinho e colocou Gabriel. E a mudança fez efeito, logo no primeiro ataque, Cicinho cruzou da direita, Geuvânio pegou mal na orelha da bola, e a mesma acabou sobrando para Leandro Damião, que completou de cabeça para o gol vazio.
Novamente pela direita, o Santos chegou com perigo. Aos 18 minutos, Cicinho cruzou na medida para Thiago Ribeiro, que meio de canela e tornozelo pegou sem jeito e a bola acabou passando raspando a trave de Deola. O Peixe dominava a segunda parcial e não dava chances para o Atlético Sorocaba reagir na partida, porém não concretizava as finalizações em gol.
Aos 24 minutos, mais uma oportunidade desperdiçada pelo ataque do Santos, desta vez nos pés de Gabriel, que recebeu livre na entrada da área e chutou com perigo no canto esquerdo de Deola. O castigo veio no minuto seguinte com Danilo Alves. O centroavante recebeu a bola, driblou a zaga santista e bateu forte no gol, e após desvio do zagueiro Neto, viu a bola entrar lentamente nas traves defendidas por Aranha.
O gol motivou o Atlético Sorocaba, que perdeu uma chance incrível de ampliar o marcador. O lateral direito Ivan, aproveitou nova falha defensiva do Santos e apareceu livre na entrada da área, o jogador driblou Aranha, porém se precipitou e chutou para fora, com a bola ainda batendo na parte de fora da trave direita.
Aos 35 minutos, rápido contra-ataque do time visitante. O atacante Anderson, que entrou bem na partida, fez fila na zaga defensiva do Santos, e só parou após boa defesa de Aranha com os pés, que impediu a virada do Atlético Sorocaba, em plena Vila Belmiro.
Já nos acréscimos, quando a torcida santista vaiava o time, a equipe do Peixe chegou ao gol da vitória, após cabeçada de Cícero, que se tornou o artilheiro da equipe com quatro gols marcados.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 1 ATLÉTICO DE SOROCABA
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 20 de fevereiro de 2013 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho
Assistentes: João Edilson de Andrade e Maiza Teles Paiva
Cartões Amarelos: Thiago Ribeiro, Rildo e Jubal (Santos); Danilo Alves (Atlético Sorocaba)
GOLS
SANTOS: Leandro Damião, um minuto do segundo tempo e Cícero, aos 46 do segundo tempo.
ATLÉTICO DE SOROCABA: Danilo Almeida, aos 25 minutos do segundo tempo.
SANTOS: Aranha, Cicinho, Jubal, Neto e Mena; Arouca, Leandrinho (Gabriel) e Cícero; Geuvânio (Rildo), Thiago Ribeiro e Leandro Damião (Stéfano Yuri) - Técnico: Oswaldo de Oliveira
ATLÉTICO SOROCABA: Deola; Ivan, Thiago Costa, Danilo, João Paulo e Matheus; Fernando, Marcinho (Anderson Costa) e Douglas Packer (Boquita); Michel e Danilo Almeida (Ewerthon) - Técnico: Roberto Cavalo