A Toyota do Brasil convocou, na sexta-feira, 11 de abril, os proprietários de veículos modelos Hilux, Hilux SWA e RAV4 a entrarem em contato com uma concessionária da marca para inspeção e se necessário, a substituição do conjunto do cabo espiral do sistema do airbag dos veículos envolvidos.
No comunicado a empresa informa ter detectado uma falha no componente (conjunto do cabo espiral) de conexão entre o módulo de comando do sistema de airbag e o conjunto da bolsa do airbag do lado do motorista. Se tal falha ocorrer, na hipótese de um acidente automobilístico que reúna as condições para a deflagração do airbag, o motorista poderá ficar sem esse recurso suplementar de segurança, pois o airbag não será acionado. Nessa situação, a luz de advertência do airbag acenderá no painel do veículo, alertando o condutor sobre o não funcionamento do sistema.
Em decorrência deste defeito, não haverá acionamento do airbag do lado do motorista na hipótese de um acidente automobilístico que reúna as condições para a deflagração da bolsa do airbag. Em consequência, há o aumento do risco de ferimentos graves nas regiões torácica e facial e, em casos extremos, lesões fatais ao motorista do veículo.
A Toyota, alerta para que se a luz de advertência do airbag no painel do veículo acender espontaneamente com o veículo em movimento, ou permanecer acesa por mais de seis segundos após a partida do motor, o consumidor deverá, imediatamente, submeter o seu veículo à inspeção de um concessionário autorizado da marca, para a execução do reparo.
A campanha será realizada em duas etapas:
- de forma imediata, a substituição do conjunto do cabo espiral do sistema do airbag dos veículos em que o cabo flexível se romper e, consequentemente, a luz de advertência no painel permanecer acesa;
- a partir de 1º de julho, a inspeção e, se necessário, a substituição preventiva do conjunto do cabo espiral do sistema do airbag de todos os demais veículos envolvidos na presente campanha. Um novo comunicado será enviado ao consumidor, uma semana antes do início desta fase.
Para mais informações e agendamento a empresa disponibiliza o telefone 0800 703 02 06 e o site www.toyota.com.br.
Atenção!
O recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.