A Prefeitura de São Bernardo, através da Secretaria de Educação e Cultura, ao longo dos últimos anos priorizou em suas ações o Programa de Formação Continuada. Isso se dá através de cursos, oficinas, palestras, trocas de experiências, orientações e tematizações diversas que ocorrem dentro e fora do horário de trabalho dos educadores.
O auge deste trabalho está perto de se concretizar. Trata-se da construção do Centro de Formação dos Profissionais da Educação, ao lado da saída do Km 20,7 da Via Anchieta. Quem passa pelo local pode ver que o Centro de Formação está tomando formas. Ocupando uma área total de 53 mil m2 e área construída de 20 mil m2, o investimento da obra é de cerca de R$ 29 milhões de recursos provenientes da Secretaria de Educação e Cultura.
O novo espaço será destinado a formação e treinamento dos quase 3 mil profissionais da rede municipal de ensino, entre eles, professores, diretores, professores de apoio pedagógico e psicólogos, além de servir à população de um modo geral.
A preocupação constante com a formação dos educadores existe desde 96 quando o prefeito Maurício Soares elegeu a Criança como Prioridade 1 de seu Governo. Passados sete anos, o atual prefeito William Dib está dando continuidade a este trabalho que só trouxe resultados positivos.
Para o secretário da pasta de Educação e Cultura, Admir Ferro, a Construção do Centro de Formação é uma das obras mais importantes da Administração: “Sabemos que o valor investido nesta obra é alto, mas está sendo muito bem aplicado. Sempre priorizamos a formação dos nossos educadores oferecendo inúmeros recursos para que isso acontecesse. O Centro não pode ser comparado a mais uma obra, mas sim a ampliação progressiva na qualidade do atendimento educacional do nosso município e em conseqüência, uma cultura mais humanizada para nossa cidade. Com a concretização do Centro de Formação nossos educadores terão uma troca de experiências ainda maior e tenho certeza que, no que depender do nosso trabalho, em breve o Centro se tornará referência nacional em educação”, disse.
Características
O Centro de Formação será composto por 5 edifícios principais e uma ampla área de lazer que poderá ser utilizada nos finais de semana:
UNIDADE DE CAPACITAÇÃO E PESQUISA
Será o espaço base para os profissionais da educação, que vai servir para o treinamento e formação dos profissionais. Compreendido em um prédio de dois andares, oferece uma estrutura com 14 salas que serão utilizadas para formação dos professores. A Unidade também conta com salas de vídeo, arte, laboratório de pesquisa de informática, salas para reuniões, além de uma biblioteca que será referência para a rede.
AUDITÓRIO
Para realização de grandes palestras, congressos e seminários será construído um auditório com capacidade para abrigar entre 3 e 4 mil pessoas. Pelo lado de fora do auditório foi planejada a construção de um palco de arena com arquibancada para 4 mil pessoas. O espaço fica integrado às dependências do auditório, desta forma será possível utilizar toda estrutura interna como camarins e equipamentos de som para os eventos (educacionais e culturais) que ocorrerem no palco de arena.
UNIDADE EDUCACIONAL
A Unidade Educacional vai servir de referência para a rede de ensino municipal. Com 15 salas, área para recreação e quadra poliesportiva, a escola atenderá mais de mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, de 1ª a 4ª séries, e da Educação Especial. A Unidade também terá espaço reservado para a instalação de Laboratório de Informática e Biblioteca Interativa.
CENTRO DE CONVIVÊNCIA
O espaço contará com lanchonete e restaurante com capacidade para 400 pessoas. Poderá ser utilizado como alternativa para realização de leitura, descanso e bate-papo.
ALOJAMENTO
Será construído um alojamento de dois andares para 400 pessoas e um amplo estacionamento para cerca de mil veículos.
|