O jogo foi quente no Beira-Rio e teve um expulso de cada lado, mas o Internacional levou a melhor com gol de Rafael Moura, venceu o Santos por 1 a 0 e subiu para a terceira posição no Campeonato Brasileiro. O centroavante colorado aproveitou falta batida por Alan Patrick para balançar a rede logo depois da expulsão de Paulão; do lado santista, o chileno Mena foi quem viu o cartão vermelho.
A partida também marcou o retorno do atacante Leandro Damião após quase três meses se recuperando de lesão, justamente contra seu ex-clube e no estádio em que ganhou destaque no futebol nacional. O agora santista jogou cerca de 15 minutos e teve grande chance de marcar nos acréscimos, mas não conseguiu alterar o rumo da derrota paulista.
O triunfo levou o Inter a 25 pontos, mesmo número do segundo colocado Fluminense, que leva vantagem por ter uma vitória a mais. Já o Santos parou nos 20 e segue na sexta posição. O líder do campeonato é o Cruzeiro, com 29 pontos.
Na próxima rodada, o Inter volta a jogar no Beira-Rio e faz o clássico com o Grêmio, que vai estrear o técnico Luiz Felipe Scolari. O Santos também tem um arquirrival pela frente no próximo domingo: o Corinthians, na Vila Belmiro, já sem o atacante Gabriel, que vai ficar de fora de quatro jogos por ter sido convocado à Seleção Brasileira Sub-20.
O time da casa começou o duelo partindo para cima com um envolvente toque de bola, e pressionou o gol de Aranha nos primeiros 10 minutos. A melhor chance aconteceu após jogada individual de Alex pela esquerda: Juan cabeceou no ângulo, mas o camisa 1 foi buscar e espalmou.
Aos 21min, Alex arriscou de fora da área e a bola saiu com muito perigo. A trave salvou o Santos em outros dois lances no primeiro tempo, em chutes de Wellington e Alan Patrick. E na volta do intervalo, o clima começou a ficar quente no Beira-Rio. Aos 10min, o árbitro marcou um falta na lateral de campo, a favor do time mandante, mas Paulão, que havia recebido um amarelo poucos minutos antes, reclamou até ser expulso.
Após muita reclamação, a falta foi cobrada na área e Rafael Moura, sozinho, abriu o placar de cabeça. A defesa santista, que só tinha levado um gol nos últimos seis jogos, falhou no posicionamento. Mas a vantagem numérica em campo durou pouco, já que Mena foi expulso após frear o ataque do Inter com uma falta por trás.
Com 10 contra 10, os espaços em campo apareceram, e Oswaldo de Oliveira partiu para o tudo ou nada, colocando Geuvânio e Leandro Damião. O camisa 9, fora de ação desde maio, voltou justamente contra seu ex-time. E acabou saindo como o vilão santista: já nos acréscimos, saiu na cara do gol, mas demorou para chutar e perdeu a grande chance do empate, gerando muita comemoração da torcida da casa.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 0 SANTOS
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 3 de agosto de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Público: 24.538 total
Renda: R$ 710.090,00
Cartões amarelos: Paulão, Fabrício e Jorge Henrique (Internacional). Lucas Lima e Mena (Santos).
Cartão vermelho: Paulão (Internacional); Mena (Santos).
Gol
INTERNACIONAL: Rafael Moura, aos 11 minutos do segundo tempo.
INTERNACIONAL: Dida; Wellington Silva, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Wellington, Alex (Ernando), D’Alessandro (Igor) e Alan Patrick (Jorge Henrique); Rafael Moura - Técnico: Abel Braga
SANTOS: Aranha; Cicinho, Bruno Uvini, David Bráz e Mena; Alison (Souza), Arouca e Lucas Lima; Rildo (Geuvânio), Thiago Ribeiro e Gabriel (Leandro Damião) - Técnico: Oswaldo de Oliveira