Santos derrota o Botafogo na na 1ª partida das quartas da Copa do Brasil
Da Redação com Gazeta Esportiva
Foto(s): Futura Press / Ag. Lance / Gazeta Press
Robinho fez dois gols, mas foi expulso no final do segundo tempo
O Santos largou na frente por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Em partida disputada na noite desta quarta-feira,no Maracanã, a equipe de Vila Belmiro derrotou o Botafogo por 3 a 2, e só precisa de um empate no jogo da volta para garantir a passagem à próxima fase da competição. Os gols santistas foram marcados por Robinho, duas vezes. Gabriel e Zeballos para o Glorioso.
Após o resultado no Rio de Janeiro, o Peixe pode até perder, desde que o time carioca não marque mais de três gols. Para se classificar, o Botafogo precisa de uma vitória por dois gols de diferença.
O resultado fez justiça ao melhor desempenho da equipe paulista. O Santos foi sempre mais objetivo durante os 90 minutos, Robinho foi expulso no final do jogo,por simulação.Além da derrota, o Botafogo ainda perdeu o goleiro Jéfferson e o atacante Emerson Sheik, ambos lesionados.
O jogo
Diante de um público muito pequeno, o Botafogo começou a partida no ataque. Logo aos dois minutos, Wallyson cobrou falta, a zaga santista afastou mal e Ramirez apanhou o rebote,mas tentou driblar e acabou perdendo a oportunidade de concluir.
A equipe carioca mostrava maior disposição ofensiva,mas não encontrava espaços na defesa santista. Aos oito minutos, Emerson Shei se deslocou pela direita e cruzou para Rogério,mas David Braz se antecipou e cortou o lançamento.
Muito retraída,a equipe visitante criou o primeiro momento de perigo aos 17 minutos, quando o lateral-esquerdo Mena foi lançado e invadiu a área,mas André Bahia conseguiu fazer o corte. Dois minutos depois, os atacantes do Alvinegro carioca trocaram passes em velocidade,mas a conclusão de Wallyson explodiu na zaga santista, para frustração da torcida.
Aos 24 minutos, o Santos marcou o primeiro gol. Gabriel recebeu de Jéfferson,na entrada da área,mas foi desarmado por Robinho,O atacante do Peixe entrou na área e tocou na saída do goleiro botafoguense.
Um minuto depois, a equipe carioca empatou. Gabriel que havia falhado no gol santista, bateu colocado da entrada da área,sem chances de defesa para Vladimir. O jogo ficou mais aberto e,aos 29 minutos, Robinho voltou a marcar,depois de tabelar com Cicinho e chutar rasteiro.
Desnorteado, o Botafogo passou a encontrar dificuldades para se organizar e quase sofreu o terceiro gol,aos 39 minutos,quando Geuvânio chutou forte e Jéfferson defendeu parcialmente, Robinho apanhou o rebote,mas o árbitro marcou impedimento do atacante.
Para piorar as coisas para o time dirigido por Vagner Mancini, Emerson Sheik sofreu uma lesão muscular e precisou ser substituído. E a torcida protestou quando Mancini chamou o paraguaio Zeballos para entrar em campo.
Aos 43 minutos, o Santos marcou o terceiro gol. Geuvânio arriscou de fora da área e Jéfferson falhou ao tentar a defesa,permitindo que a bola entrasse no no canto esquerdo. Logo depois de sofrer o terceiro gol, o goleiro Jéfferson pediu substituição e Andrey entrou em seu lugar. O goleiro sofreu uma luxação no dedo mindinho da mão esquerda.
O Botafogo voltou para o segundo tempo mais agressivo,tentando descontar a vantagem santista e,aos 11 minutos, marcou o segundo gol. Dankler cruzou da direita e Zeballos se antecipou à marcação para colocar a bola nas redes de Vladimir.
Depois do segundo gol da equipe carioca, a partida fcou mais truncada, com as duas equipes cometendo muitas faltas. Aos 19 minutos, Leandro Damião recebeu a bola em boas condições,mas chutou fraco e Andrey defendeu sem dificuldades.
Por volta dos 20 minutos, os dois treinadores mexeram em suas equipes,mas o panorama do jogo não se modificou,apesar da postura mais agressiva da equipe de General Severiano. O Santos parecia mais preocupado em manter a vantagem e se concentrava na defesa, tentando se aproveitar do desespero da equipe carioca. Aos 31 minutos, Patito lançou Robinho, livre na área, o atacante tentou passar por Andrey,mas acabou desarmado pelo goleiro.
Aos 36 minutos foi a vez de Lucas Lima fazer uma boa jogada individual e chutar com perigo.
Aos 40 minutos, Robinho foi expulso. O árbitro entendeu que o atacante tentou simular uma falta e aplicou o segundo cartão amarelo (Leia maisAQUI).
Aos 44 minutos, Lucas Lima fez ótima jogada e lançou Alan Santos que desperdiçou a chance,quando estava livre para marcar, uma vez que o goleiro Andrey estava fora da jogada. O Santos ainda voltou a desperdiçar uma oportunidade,agora com Lucas Lima, antes de o árbitro decretar o final da partida.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 3 SANTOS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de outubro de 2014, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Guilherme Dias Camilo (MG)
BOTAFOGO: Gabriel aos 25 minutos do primeiro tempo; Zeballos,aos 11 minutos do segundo tempo
SANTOS: Robinho aos 24 e 29 minutos e Geuvânio, aos 43 minutos do primeiro tempo
BOTAFOGO: Jéfferson (Andrey), Dankler, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Aírton (Bolatti), Gabriel, Cachito Ramirez e Wallyson; Rogério e Emerson Sheik (Zeballos) - Técnico: Vagner Mancini
SANTOS: Vladimir, Cicinho, David Braz, Edu Dracena e Mena (Caju); Alison, Arouca e Lucas Lima; Geuvânio (Alan Santos), Robinho e Leandro Damião (Patito Rodriguez) - Técnico: Enderson Moreira
Robinho reclamou muito dizendo que não merecia levar o primeiro cartão amarelo
Geuvânio fez o terceiro gol e chamou os santistas para dançar na comemoração