Santos derrota o Bahia na terceira vitória seguida no Brasileirão

 

Esporte - 09/10/2014 - 23:18:03

 

Santos derrota o Bahia na terceira vitória seguida no Brasileirão

 

Da Redação com Gazeta Esportiva

Foto(s): Futura Press / Getty

 

Leandro Damião vibra após anotar o primeiro gol do Santos na partida

Leandro Damião vibra após anotar o primeiro gol do Santos na partida

Leandro Damião foi comparado a um “pangaré” pelo ex-presidente santista, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, na véspera do jogo contra o Bahia. E a resposta veio nesta quinta-feira, no campo da Vila Belmiro. O camisa 9 do Peixe marcou o gol da vitória santista em cima do Tricolor baiano e garantiu ao Peixe a terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro - com a Copa do Brasil, já é o quarto jogo seguido que o Santos vence.

"Não dou resposta à ninguém. As pessoas que estão ao meu redor cuidam disso. Torcedores sabem que estou batalhando para fazer meu trabalho. Enquanto estiver aqui dentro, vou batalhar para ajudar o Santos. Joguei cinco anos no Inter e nunca tive problema com dirigente. Não será aqui", disse Leandro Damião, no intervalo do confronto válido pela 27ª rodada do Brasileirão.

Agora com 42 pontos, o time de Enderson Moreira segue na perseguição ao G-4 e uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Apenas quatro pontos separam o alvinegro praiano do pelotão de cima. Por outro lado, o Bahia viu sua série de quatro partidas de invencibilidade ser interrompida, além de se reaproximar da zona de rebaixamento. O clube, que está devendo dois meses de salários aos seus jogadores, está apenas um ponto acima da degola.



Na próxima rodada, o Santos visita o Criciúma no domingo, as 18h30, em Santa Catarina. Enquanto isso, o Bahia recebe a Chapecoense as 16 horas do mesmo dia, na Fonte Nova, em Salvador.

Blitz

Jogando diante de seu torcedor, na Vila Belmiro, o Santos nem pensava em tropeçar nesta quinta-feira, contra o Tricolor baiano. E por isso, logo após o apito do árbitro, partiu para cima mostrando que buscaria a vitória a todo preço.

Logo aos 34 segundos, Geuvânio obrigou Marcelo Lomba a fazer uma grande defesa em chute de média distância. Em seguida, Leandro Damião completou cruzamento de cabeça com perigo.

À vontade em campo, Geuvânio partia para cima de seus marcadores sempre que recebia a bola. O garoto deu sequência a blitz santista em nova chance, mas bateu no meio do gol.

E o que parecia questão de tempo veio aos dez minutos. Caju fez boa jogada pela esquerda e abriu para Patito Rodriguez, que cruzou na cabeça de Leandro Damião. A bola ainda desviou no zagueiro do Bahia antes de entrar no canto.

Mesmo à frente do placar, o Peixe não se acomodou e seguiu pressionando. Aos 27, Lucas Lima deu linda enfiada para Geuvânio, que entortou o zagueiro, mas cruzou nas costas de Damião.

O Bahia chegou uma única vez e não empatou a partida porque Rafael Miranda fez o mais difícil. Depois de cruzamento da esquerda, os zagueiros do Santos bateram cabeça e a bola sobrou para jogador baiano, que de dentro da pequena área e sem goleiro, bateu para fora. Inacreditável. Mas foi só.

Aos 30 minutos, Lucas Lima mostrou mais uma vez que está em grande fase e fez um longo e perfeito lançamento para Damião, que dominou e bateu com perigo, mas para fora.

Patito Rodriguez, que recebia a chance de iniciar uma partida após um ano e cinco meses, recebeu passe pela direita e ficou de frente para o gol, mas acabou enchendo o pé em cima do goleiro Marcelo Lomba, que espalmou no reflexo e evitou que o prejuízo do Bahia aumentasse antes do fim da primeira etapa.

Nem lá, nem cá

Após conversar nos vestiários com o técnico Enderson Moreira, o Santos voltou para o segundo tempo buscando marcar forte e manter a posse de bola. Sem o mesmo ímpeto, o alvinegro seguiu comandando as ações do jogo e só não ampliou a vantagem porque Leandro Damião se enrolou sozinho com a bola depois de excelente cruzamento de Lucas Lima, que deixara o camisa 9 cara a cara com Marcelo Lomba.

E aos 13 minutos, quem impediu o gol santista foi o travessão. Geuvânio, destemido, mais uma vez partiu para cima do marcador, pedalou e emendou uma bomba no ângulo. Marcelo Lomba nem pulou e só assistiu a bola explodir na trave.

Mas o torcedor santista não pode reclamar porque a trave também salvou o time de Vila Belmiro de sofrer o empate aos 17 minutos, quando Marcos Aurélio cobrou falta no canto e só não comemorou porque a bola acabou batendo na trave, antes de sair pela linha de fundo.

A partir da segunda metade da etapa complementar, o ritmo do jogo caiu bastante. O Bahia passou a sair mais para o ataque e o Santos até teve mais espaços para contra-atacar, mas pecava no passe.

Autor do gol do jogo, Leandro Damião foi substituído por Leandrinho e deixou a partida aplaudido pelo torcedor na Vila Belmiro. Rildo e Gabriel também entraram e acabaram protagonizando uma grande jogada aos 34 minutos. Porém, Gabriel não aproveitou a linda jogada individual de seu companheiro e chutou para fora uma oportunidade clara de gol.

O Bahia assustava principalmente com Marcos Aurélio, que entrou no segundo tempo e infernizou os laterais Cicinho e Caju. Vladimir trabalhou bem quando foi exigido.

Nos minutos finais, o Santos apenas administrou sua vantagem mínima e controlou as ações do Bahia. Já aos 44 minutos, o técnico Gilson Kleina foi expulso após tanto reclamar com a arbitragem e não viu seu time quase arrancar o empate nos acréscimos. Sozinho, Kieza completou de cabeça cobrança de escanteio e a bola saiu raspando a trave esquerda de Vladimir.


FICHA TÉCNICA 

SANTOS 1 X 0 BAHIA

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP) 

Data: 9 de outubro de 2014, quinta-feira

Horário: 19h30 (horário de Brasília) 

Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS-ASP FIFA) 

Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS-ASP FIFA) e Lucio Beiersdorf Flor (RS-CBF 2) 

Renda: R$ 142 mil

Público: 6.148 pagantes

Cartões amarelos: David Braz (Santos); Kieza (Bahia) 


GOL 

SANTOS: Leandro Damião, aos 10' do 1T


SANTOS: Vladimir; Cicinho, David Braz, Edu Dracena e Caju; Souza, Arouca e Lucas Lima; Patito (Gabriel), Gauvânio (Rildo) e Leandro Damião (Leandrinho) - Técnico: Enderson Moreira

BAHIA: Marcelo Lomba, Railan, Lucas Fonseca, Demerson e Pará; Fahel (Diego Macedo), Rafael Miranda, Léo Gago (Marcos Aurélio) e Emanuel Biancucchi; Kieza e William Barbio (Maxi Biancucchi) - Técnico: Gilson Kleina



Damião olha bola entrar após cabeceio no primeiro tempo

Damião olha bola entrar após cabeceio no primeiro tempo

Enderson Moreira pratica um rodízio na equipe titular do Santos

Enderson Moreira pratica um rodízio na equipe titular do Santos

Links

...Continue Lendo...

Vídeo