Desde o último dominogo, 19, todos os cartões de transporte intermunicipal da Baixada Santista perderam sua validade provocando um verdadeiro caos para os usuários do sistema.
De acordo com a assessoria de imprensa do Consórcio BR Mobilidade, foi informado ao público que deveria ser promovida a troca dos cartões.
Buscando informações, a população disse que não houve nenhum comunicado e que só ficaram sabendo quando foram pegar o ônibus na seguda-feira, 20.
O @HORA não recebeu nenhum release com a informação nem da BR Mobilidade e nem da EMTU e nossa reportagem esteve em vários terminais na Baixada Santista e não encontrou nenhum cartaz com a informação.
"Só apareceu hoje (20) no ônibus que deveria trocar o meu cartão", disse Inezita que diariamente pega o ônibus intermunicipal para Santos onde trabalha. Inezita é aposentada e foi obrigada a descer do coletivo por ordem do motorista sofrendo grande constrangimento.
Inezita não foi o único caso em que idosos foram obrigados a descerem dos ônibus em verdadeira afronta à lei vigente. No caso dos idosos, a troca do cartão está sendo realizada em um único ponto, em São Vicente.
Os idosos que precisaram retirar o novo cartão transporte para integração entre os ônibus intermunicipais da Baixada Santista e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) enfrentaram filas e problemas. O único posto de troca em funcionamento para atender passageiros das nove cidades da região fica em São Vicente, no litoral de São Paulo. A previsão era que a troca fosse feita até quinta-feira (23), mas, por conta das dificuldades, o prazo deve ser ampliado.
Alguns usuários também relataram que os onibus não estão mais aceitando o cartão antigo, que garante a gratuidade de pessoas entre 60 e 64 anos. Com isso, os idosos estão tendo que pagar as passagens ou descerem do coletivo.
Novo cronograma
Por meio de nota, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou, no início da manhã de terça-feira, 22, que as demandas operacionais na região agora são de responsabilidade do Consórcio BR Mobilidade, mas que solicitou à companhia a ampliação do prazo para retirada dos cartões. Os detalhes e um novo cronograma, porém, ainda não foram divulgados.
Já sobre a liberação do pagamento da tarifa para os idosos e para o Passe Livre, a EMTU informou que é obrigatória a utilização do novo cartão sênior e Passe Livre para liberação da catraca, mas também não mencionou uma possível liberação para quem ainda não fez a troca do cartão e precisa pagar tarifa.
Posto de troca para cartões Senior
O único posto de troca do cartão senior em operação na Baixada Santista fica no Sest/Senat, em São Vicente, na Praça Adalberto Panzan, 151, no Naútica III. Durante os últimos três dias, filas enormes sem nenhum conforto para os usuários idosos são formadas desde a madrugada. Informações pela ouvidoria 0800-7717778.
Passe Livre
Apesar de estar em final de semestre letivo, em pleno período de provas e exames finais, a BR Mobilidade bloqueou os cartões Passe Livre desde a última segunda-feira, 20, e a previsão para troca é de mais de sete dias (uma semana ou mais) o que pode provocar a perda de provas por parte desses alunos que não tem condição de pagar as passagens.
"Tive de voltar a pé de Santos até Praia Grande", disse Bruno, aluno da UniSanta que possui o cartão Passe Livre. "Quando pegeui o ônibus o cartão não passou e o motorista me disse que tinha que trocar. Ainda tinha um trocado e consegui pagar a passagem de ida. Ao chegar no posto de troca me informaram que o novo cartão só iria estar disponível despois do dia 27 de junho. Aí perguntei como eu ia voltar para casa e como ia fazer minhas provas e me disseram que não era problema deles", disse o aluno indignado que teve de voltar a pé para sua cidade. "Cheguei em casa mais de 4 horas da manhã e tenho de cumprir estágio às 7 horas, foi muito difícil. Hoje arrumei uma grana emprestada, mas para amnhã não sei ccomo vou fazer", completou o universitário que mora em Praia Grande e estuda em Santos.
Um aluno de Itanhaém e eoutro de Peruíbe estavam fora de si nesta quarta-feira, 22. "Esse Alckmin vem aqui fala um monte, mostra um lindo projeto de mobilidade urbana e depois ferra todo mundo que é pobre? Quem é essa BR Mobilidade que nunca ouvi falar?", disse Carlos ao quetionar o fato dos cartões não estarem mais valendo. De acordo com ele, no início do ano aconteceu algo semelhante e o processo para liberação do Passe Livre levou quase dois meses em que teve que pagar as passagens e agora a mesma coisa. "As empresas estão se enriquecendo indevidamente, pois é meu direito e não falam sequer em reembolsar essas passagens, um absurdo", finalizou Carlos.
Estudantes com benefício do Passe Livre devem fazer a solicitação do novo cartão através do site escolar.brmobilidadebs.com.br, preencher com dados cadastrais e documentos. A retirada do cartão será em 07 (sete) dias úteis em uma das lojas escolhida no formulário.
Prorrogação dos Prazos de Validade
No final da tarde chegou uma informação da EMTU que solicitou à BR Mobilidade que prorrogasse a validade dos cartões Senior e Passe Livre por mais 45 dias para residuzir os problemas, mas não conseguimos contatar a assessori de imprensa da BR Mobilidade para confirmar a partir de quando voltaria a funcionar os cartões antigos.
|