A unidade da TIM Brasil localizada em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, demitiu nesta sexta-feira 1,2 mil funcionários da central de teleatendimento da empresa. O call center foi fechado e a operadora passa a atender os clientes por meio de empresa terceirizada.
O mesmo ocorreu em Curitiba. A central de atendimento na cidade foi fechada e 500 funcionários, demitidos. A operadora está terceirizando os serviços para empresas especializadas em call center, a Alma Viva, AeC e TMKT.
A reportagem apurou que com essas dispensas a TIM se iguala à média do mercado de telecomunicações, mantendo apenas 10% do atendimento aos clientes em call center interno. Antes das demissões, possuía cerca de 30% do atendimento com seus próprios funcionários.
A reestruturação faz parte de um plano de eficiência da empresa que visa economizar R$ 1 bilhão até 2017, informou a empresa. “As mudanças de processos e redistribuição de atividades de forma estratégica permitem manter o foco da companhia em serviços e infraestrutura que trazem mais competitividade e formas inovadoras de comunicação para toda a população.”
Por meio de nota, a TIM afirmou, também, que “realiza uma reorganização em suas atividades de atendimento ao consumidor com objetivo de garantir uma melhor sinergia entre suas operações e o fornecimento de serviços e infraestrutura de alta qualidade”.
A operadora deverá manter funcionando diretamente apenas os call centers do Rio de Janeiro e de Santo André, no ABC paulista. Isso não significa que o atendimento será aos usuários dessas localidades, já que o serviço é descentralizado, para todo o país.
A transferência dos serviços para os três call centers contratados já começou, mas o plano de contingência deve demorar ainda cerca de um mês para a conclusão. Ainda não se sabe se esses call centers pretendem absorver parte dos demitidos.
As demissões foram negociadas com os sindicatos do setor, segundo a TIM, mas os sindicatos ainda estão decidindo o que fazer a respeito. Em Curitiba, a diretoria da entidade está reunida desde as 14h para decidir um posicionamento.
O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sinttel) tentou negociar um acordo com a TIM devido aos rumores sobre as demissões. Houve uma reunião com representantes da empresa e da entidade nesta semana. “Ao final [do encontro], nos disseram que com brevidade iriam se posicionar diretamente aos trabalhadores da empresa e afirmaram que ‘devido ao processo de reorganização em curso ocorreriam mudanças estruturais no setor de teleatendimento’”, informou o sindicato em sua página na internet.
Segundo a TIM, para as demissões foi fechado um acordo que contou com "a oferta de um pacote diferenciado de suporte aos colaboradores impactados, com a extensão do plano de saúde por seis meses, indenizações adicionais (incluindo auxílio-creche e auxílio filho portador de deficiência) e um plano de suporte ao colaborador”.