Dodge Durango... Tamanho é documento!

 

Autos - 14/08/2016 - 10:53:30

 

Dodge Durango... Tamanho é documento!

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Dodge Durango Limited 2016

Dodge Durango Limited 2016

O Dodge Durango é um carro exagerado em tudo. E, claro, por custar quase R$ 240.000 nessa única versão Limited, é um automóvel também exclusivo. Mesmo quem tem essa grana disponível, porém, precisa saber de alguns detalhes antes de optar por um Durango, que é muito mais barato do que SUVs de luxo grandes como o BMW X5, o Audi Q7, o Volvo XC90 e o Mercedes-Benz GLS. A primeira delas é que a garagem do proprietário de um Durango precisa ter 5,20 m de comprimento, uns 2,70 m de largura (afinal, é preciso abrir as portas) e 1,90 m de altura (devido à antena).

Com os retrovisores, o Durango tem uma largura de 2,17 m. Por isso, colocá-lo na garagem do condomínio onde eu moro foi a parte mais difícil da minha curta convivência com o Durango. Por outro lado, a câmera de ré é excelente e isso facilita as manobras. Aliás, tudo que se referente a multimídia é excelente no Durango. Ele tem um sistema de entretenimento completíssimo, com tela de DVD de 9” atrás e display de 8,4” na frente. Isso sem contar que o próprio quadro de instrumentos é uma tela de 7” com informações configuráveis.

Dá gosto passear com esse carrão. O conforto a bordo é incrível e o rodar é bem macio. Para carregar bagagens, o Durango oferece 1.350 litros de porta-malas até o teto, configurado para cinco passageiros. Esse número cai para cerca de 700 litros colocando a bagagem só até a altura do vidro. Mesmo assim é muito. Não cheguei a usar a terceira fileira de assentos, que aumenta sua capacidade para sete pessoas, mas mexi nos bancos e constatei a versatilidade do carro. Para minha surpresa, o enorme porte do Durango não faz dele um elefante nas ruas. Pelo contrário: o carro consegue ser ágil, devido ao motorzão Pentastar 3.6 V6 de 294 cavalos.

O motor não é nada ecológico. Se você rodar uns 1.500 km/mês só na cidade, vai gastar pelo menos R$ 700 com gasolina comum. O Durango é derivado da picape Dodge Dakota e já está na terceira geração. Ele chegou ao Brasil em 2013, depois de ser reestilizado, e teve 888 compradores nesse período, sendo 22 este ano. Eu gosto de carros grandes. Se eu precisasse de um SUV gigante e tivesse disposto a investir esse dinheiro, eu compraria o Durango, sim.

Dodge Durango 2016

Ficha técnica

Dodge Durango Limited

Preço básico: R$ 239.900
Carro avaliado: R$ 239.900
Motor: 6 cilindros em V 3.6, 24V, turbo, duplo comando de válvulas
Cilindrada: 3604 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 294 cv a 6.400 rpm
Torque: 36,0 kgfm a 4.800 rpm
Câmbio: automático sequencial, oito marchas
Direção: hidráulica
Suspensões: duplo triângulo com braços curto e longo (d) e multi-link (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: integral
Dimensões: 5,110 m (c), 1,924 m (l), 1,800 m (a)
Entre-eixos: 3,042 m
Pneus: 265/50 R20
Porta-malas (até o teto): 1.350 litros (490 com sete passageiros e 2.390 com os bancos traseiros rebatidos)
Tanque: 93 litros
Peso: 2.262 kg
0-100 km/h: 9s3 (medição Motor Show)
Velocidade máxima: 206 km/h
Consumo cidade: 6,5 km/l
Consumo estrada: 8,5 km/l
Emissão de CO2: 190 g/km
Nota do Inmetro: E
Classificação na categoria: E (Extra-Grande)

Com informações da MotorShow

 



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