Os moradores e proprietários de casas de veraneio da região de Solemar, na Praia Grande, se mobilizaram para fazer um abaixo assinado e contestar sobre as irregularidades e problemas deixados pelas empresas responsáveis na implantação e finalização do Programa Onda Limpa na região.
As obras do programa, que teve como objetivo implantar sistemas de coleta e tratamento de esgotos na cidade, já foram encerradas, mas deixaram para trás irregularidades, serviços incompletos, mal acabados e muita insatisfação dos moradores que se queixam de não terem recebido a atenção e tratamento adequado nem durante as obras nem agora, depois que foram finalizadas.
Problemas como danos e rachaduras nas paredes dos imóveis e o recapeamento incompleto de algumas ruas da região, remendos com desníveis, rachaduras, afundamentos e até vazamentos, foram simplesmente ignorados e abandonados após o encerramento das obras.
Esses problemas, que se apresentam no corredor de quarteirões entre as Avenidas Presidente Kennedy e Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas (marginal da rodovia remodelada) que vai de Solemar até a divisa com Mongaguá, incomodam, não somente pelo impacto direto, mas também porque indicam uma finalização inadequada, mal acabada, numa demonstração clara de descaso com a região e desrespeito aos moradores e proprietários de casas de veraneio de Solemar.
Além disso, indica uma provável negligência de contrato, uma vez que os problemas são localizados, alternando áreas bem acabadas e outras com recapeamento incompleto e remendos, indicando que a obra foi finalizada sem a observância do padrão aplicado em outras partes do programa.
Insatisfeitos, depois de reclamar diretamente nos canteiros de obras e nos escritórios da empreiteira Elevação e do programa Onda Limpa, em Solemar e, até mesmo, na superintendência da Sabesp em São Paulo, sem nenhum resultado, resolveram fazer um abaixo assinado (vide anexo) para manifestarem coletivamente suas indignações contra esse descaso e desrespeito praticado pelas empresas envolvidas.
O abaixo assinado já foi protocolado, em 05/08/16, no gabinete da presidência da Sabesp, em São Paulo, o qual foi distribuído para a diretoria de Tecnologia e Meio Ambiente, que emitiu uma Nota Informativa P-0909/2016, dando conta de que o assunto é de responsabilidade da Secretaria de Urbanismo – SEURB, da prefeitura de Praia Grande.
O documento foi igualmente protocolado, em 08/08/2016, no gabinete do Prefeito de Praia Grande, que o encaminhou para a SEURB. A SEURB informou (por telefone) que o assunto está sendo avaliado pelo setor de Concessões e Concessionárias e que se manifestará oportunamente. O documento também foi entregue aos vereadores da cidade.
Agora os moradores de Solemar decidiram divulgar para os meios de comunicação da região e de Praia Grande para que tomem conhecimento dos fatos e saibam das irregularidades apontadas e praticadas no âmbito do Programa Onda Limpa, em Praia Grande, na região de Solemar.