O Uber deixou muita gente com o pé atrás no Brasil nos últimos dias ao começar a realizar uma pré-cobrança no cartão de crédito assim que o usuário pede a corrida em seu aplicativo.
Essa pré-cobrança é realizada assim que a corrida é pedida no app, antes mesmo do carro chegar. Em testes, o SMS da operadora de cartão informando sobre o valor cobrado aparecia na tela do celular antes mesmo de os dados do motorista do Uber pularem no app.
O valor desta pré-cobrança é exatamente igual ao previsto para aquela corrida pelo recurso “preço pré definido” do Uber. Caso a corrida seja cancelada, esse valor pré-cobrado é estornado logo depois do cancelamento, conforme comprovado em testes.
Segundo a assessoria de imprensa do Uber no país, essas verificações acontecem de forma aleatória e são feitas para checar a validade dos cartões cadastrados pelos usuários no aplicativo.
Outro fator que deixa usuários pessoas físicas e jurídicas com mais um passo atrás é a não aceitação de cartões pré-pagos (cartões de crédito normalmente utilizado em viagens no Brasil e no exterior). Muitas empresas estão adotando o sistema de cartões pré-pagos para controlar os gastos de funcionários em viagens. Pais também utilizam essa forma de cartões para dar "mesada" aos filhos ou para que possam sair com a possibilidade de pagamento sem ter que carregar dinheiro em espécie.
Questionada a Uber não informou o porque de bloquear cartões pré-pagos, apenas informando que não é política da empresa seu recebimento.