Embaixador da Rússia na Turquia é morto a tiros em atentado em Ancara
Da Redação com agências
Foto(s): Divulgação / AP / Burhan Ozbilici
Embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, falava na galeria de arte momentos antes de ser alvejado por tiros pelas costas. O atirador é visto no fundo à esquerda
O embaixador da Rússia na Turquia, Andrey Karlov, foi morto a tiros nesta segunda-feira (19) em um atentado em Ancara.
Ele foi alvejado quando discursava na inauguração de uma exposição sobre a Rússia em uma galeria na capital turca. As informações são da Rádio França Internacional.
O atirador gritou "nós morremos em Aleppo, você morre aqui".
O ataque também deixou feridos.
O responsável pelo ataque é um membro da polícia da Turquia e gritou "Allahu Akbar" ("Alá é grande") em defesa da Síria, de acordo com um fotógrafo da agência de notícias AP que estava presente no local.
O atirador foi morto no local por forças de segurança. Ele foi identificado pelo Ministério das Relações Exteriores da Turquia como Mevlut Mert Altintas. O atirador tinha 22 anos e trabalhava para uma tropa de choque da polícia de Ancara nos últimos dois anos e meio.
O atentado aconteceu dias depois dos protestos na Turquia contra o papel da Rússia na guerra da Síria, apoiando o regime de Bashar al-Assad.
Putin: assassinato de embaixador mina relações russo-turcas e paz na Síria
O presidente russo, Vladimir Putin, qualificou o assassinato do embaixador russo na Turquia, nesta segunda-feira, de "provocação" destinada a minar os laços que eram refeitos entre Moscou e Ancara e aos esforços para solucionar o conflito na Síria. As informações são da AFP.
"O crime que foi cometido é, sem sombra de dúvida, uma provocação destinada a perturbar a normalização das relações turco-russas e o processo de paz na Síria", declarou à TV russa.