A segunda Operação de Fiscalização de Trânsito e Policiamento Preventivo conjunta entre a Guarda Civil Municipal de Diadema (GCM) e o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran) em 2017, foi realizada na quinta (19/01), e resultou em 155 vistorias de veículos (68 automóveis e 87 motos). Os agentes apreenderam 14 motos e 10 veículos automotores irregulares, além de abordarem 204 pessoas. A ação ocorreu em dois locais de Diadema: na Avenida Fabio Eduardo Ramos Esquivel, sob o viaduto do Km 16 da Rodovia dos Imigrantes, no Centro; e na Avenida Casa Grande esquina com Avenida Fundibem, no bairro da Vila Nogueira.
A Operação GCM-Detran mobilizou 16 GCMs, 4 agentes do Detran e 13 veículos (5 viaturas, 6 guinchos e 2 motos). Ela teve como objetivo verificar se a documentação dos automóveis (IPVA, Carteira de Habilitação, Seguro Obrigatório - DPVAT e Certificado de Licenciamento - CRLV) estavam em dia, além das condições que cada veículo se encontrava quanto a itens de segurança (uso de capacete, validade do extintor de incêndio, presença do triângulo e "macaco", além de outros equipamentos de segurança e sinalização) e manutenção. Também foi realizado um policiamento preventivo para prisão de acusados pela Justiça e criminosos.
Na semana passada, no dia 12, a Operação Conjunta esteve na Avenida Ulysses Guimarães, sob o viaduto do Km 16 da Rodovia dos Imigrantes, na Vila Nogueira. Na ocasião, 12 veículos foram recolhidos (7 motos e 5 carros) e 115 pessoas foram revistadas.
Como surgiu
A parceria é fruto do Projeto Transitando nos CFCs (Centros de Formação de Condutores), desenvolvido pela GCM de Diadema a partir de julho de 2014 junto aos CFCs da cidade. Por meio de aulas teóricas e práticas, os guardas que atuam no trânsito orientam os futuros motoristas sobre legislação e direção segura. A ação chegou ao conhecimento do órgão estadual, o qual enviou nota de elogio à Prefeitura de Diadema, e, posteriormente, solicitou a realização da ação conjunta com a GCM.
Observatório Municipal de Segurança
Ao longo do ano, novas Operações serão realizadas em locais considerados críticos pelos índices de criminalidade pelo Observatório Municipal de Segurança, que faz parte da Secretaria de Defesa Social de Diadema. Ele é o responsável pelo mapeamento da criminalidade, ao coletar os Boletins de Ocorrência (B.O.s) dos quatro Distritos Policiais do município. “O Observatório funciona como um ‘termômetro’ da criminalidade em Diadema. O levantamento permite conhecer quais bairros e/ou locais que apresentam mais ocorrências. Os números dão precisão ao combate da criminalidade”, afirma o secretário de Defesa Social de Diadema, Marcel Soffner.