A Prefeitura de São Bernardo iniciou, na manhã de hoje, sábado, 18, o serviço de limpeza e pintura das pichações dos muros da Avenida Lions, que pertence ao Corredor ABD e liga as cidades de Santo André, São Bernardo e Diadema.
Dois caminhões especiais foram contratados para a realização da pintura, equipados com cestos aéreos, para dar mais celeridade ao serviço de recuperação de bens públicos, que se estenderá por toda a cidade, cumprindo a Lei “Parede Limpa” sancionada na quinta-feira, 16.
Presente na ação, o prefeito Orlando Morando fez questão de utilizar os equipamentos contratados e demonstrar como é difícil e demorado este serviço de pintura. “Quero contar com o apoio de toda a população para denunciar atitudes de vandalismo. Vamos aplicar multa, vamos punir porque a cidade está com um aspecto muito feito, abandonada”, enfatizou o prefeito Orlando Morando.
Os cidadãos podem registrar suas denúncias no portal da Prefeitura na internet. Pelo telefone, o contato é com a GCM, teclando o número 153.
A lei prevê penalidades de R$ 16.371,91 para flagrantes contra em monumentos e bens tombados e de R$ 6.548,76 para quem cometer a infração em imóveis públicos e particulares.
Fiscalização
A fiscalização será realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pela Secretaria de Gestão Ambiental.
Grafiteiros poderão utilizar as áreas pintadas na cidade. “O Diretor de Cultura, Alberto Guazelli já está fazendo contato com os grupos. Quem quer fazer arte é bem-vindo em São Bernardo, quem quiser cometer crimes, será punido”, comentou Morando.
No próximo fim de semana, a cidade será pintada por equipes de voluntários de funcionários públicos, com 10 frentes de trabalho, na região central e na periferia.
A nova Lei detalha, também, que as empresas concessionárias de serviços de iluminação, tv a cabo e telefonia, que utilizam a fiação área, sejam notificadas para a limpeza e retirada de objetos que causem poluição visual.