A Ponte Preta vacilou nesta terça-feira, agora pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. Jogando no estádio Bruno José Daniel, na região do ABC Paulista, o clube cedeu o empate para o Santo André por 3 a 3 nos minutos finais.
NA LIDERANÇA
Ainda assim o clube se mantém na liderança do Grupo D, pelo menos de forma parcial. Já o time da casa freou a recuperação contra a zona de rebaixamento e se complicou na parte debaixo da tabela.
Isso porque chegou aos 11 pontos e vê a Ferroviária logo atrás, com oito. O time de Araraquara enfrentará o São Bernardo, que tem nove, nesta quarta-feira, em confronto direto contra a degola. No meio dessa “confusão” lá embaixo aparece ainda o Audax, que joga nesta terça com o Novorizontino e tem sete. Já a Ponte chegou a 16 pontos e quatro vitórias em 10 jogos, enquanto o Santos, terceiro colocado, tem 13 pontos e quatro vitórias em nove jogos.
EXPECTATIVA
Durante o jogo em Santo André, a diretoria da Ponte mexia os ‘pauzinhos’ para a sequencia da temporada. Favorito para assumir o time, Gilson Kleina acertou sua rescisão com o Goiás e é esperado em Campinas para assinar contrato. Ele já deve ser apresentado nesta quarta-feira para trabalhar com o grupo. O treinador subiu com o time em 2011, fez boa campanha no Campeonato Brasileiro e acertou com o Palmeiras durante a temporada.
HAJA CORAÇÃO
O confronto começou eletrizante desde os primeiros minutos. O Santo André quase abriu o placar no primeiro minuto e a Ponte respondeu com Clayson no lance seguinte. Mas foi time da casa quem abriu o placar aos sete minutos de bola rolando. Dudu Vieira aproveitou que a marcação afrouxou do lado direito, subiu com a bola e arriscou um cruzamento. Ela subiu demais, mas encontrou Henan no segundo pau para testar no chão, sem chances para Aranha.
Sem perder o fôlego, a Ponte aproveitou a saída de bola para já sair pra cima do adversário e quase empatou no lance seguinte, com Pottker, mas a igualdade só voltou ao placar aos 10 minutos. Recém liberado de uma lesão no joelho, Elton recebeu de Nino Paraíba e fez sua primeira jogada na partida. Ele trabalhou pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para o meio da área, onde estava Lucca, que apenas escorou para o fundo das redes.
A partir daí o jogo ficou ‘lá e cá’, com os dois times buscando os espaços para descer as escadarias do vestiário em vantagem. Mas o placar só voltou a se movimentar na etapa final. Muito mais ligada, a Ponte voltou com ‘sede’ de vitória, mas não conseguia vencer Zé Carlos. Foi então que, numa bobeada da marcação, Serginho entrou em velocidade pela esquerda aos 14 minutos e tentou cruzar, mas Jeferson se atrapalhou e acabou tocando contra a própria meta.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
E como diz o ditado: “gentileza gera gentileza”. Aos 21 minutos, a Ponte tentou a ligação direta com o ataque, mas ela foi muito forte. A marcação já estava, teoricamente, com o domínio, mas Lucca ainda tentou fazer uma pressão.
O zagueiro Diogo Borges se assustou e tentou o recuo de cabeça para Zé Carlos, mas acabou encobrindo o goleiro e ela morreu no fundo do gol. O novo empate deu um ânimo a mais para o time de Campinas.
CLAYSON FAZ JOGADA DO GOL
Tanto que, já aos 23 minutos, Clayson recebeu pela esquerda, carregou a marcação de dois jogadores, fingiu o arremate, mas acabou cortando a marcação. Ele abriu para o meio e tentou bater no contrapé e Zé Carlos espalmou com a perna direita. No rebate, William Pottker bateu firme e pegou o goleiro desprevenido. Ele chegou até a tocar na bola, mas ela entrou no canto direito e decretou a virada da Ponte Preta.
Quando o jogo caminhava para a vitória dos visitantes, Cicinho encontrou espaço pela direita, cortou para o meio e deixou com Serginho. O camisa 10 girou em cima da marcação e soltou com Aelson, que levantou a cabeça e cruzou no segundo pau, onde estava novamente Cicinho.
Ele dominou, ajeitou o corpo e bateu forte, sem nenhuma chance para Aranha. O empate saiu aos 44 minutos do segundo tempo, no último lance da partida.
PRÓXIMOS JOGOS
O próximo compromisso do Santo André contra o rebaixamento será no sábado, mais uma vez no estádio Bruno José Daniel. O time de Sérgio Soares receberá o Santos às 15 horas, pela 11ª e penúltima rodada desta primeira fase.
Já a Ponte Preta viaja até Sorocaba enfrentar o São Bento no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, às 18h30 de domingo. Não vai ter William Pottker, artilheiro do Paulistão, com seis gols, ao lado do companheiro Lucca.
FICHA TÉCNICA
SANTO ANDRÉ 3 X 3 PONTE PRETA
Local: Estádio Bruno José Daniel - Santo André (SP)
Data: 21 de março de 2017, terça-feira
Horário: 15h00 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Fabio Rogério Baesteiro e Luiz Alberto Andrini Nogueira
Público: 1.909 pagantes
Renda: R$ 27.700,00
Cartão Amarelo: Santo André: Diogo Borges; Ponte Preta: William Pottker
Gols
SANTO ANDRÉ: Henan 7' 1T, Jeferson 14' 2T (contra), Cicinho 44' 2T
PONTE PRETA: Lucca 10' 1T, Diogo Borges 21' 2T (contra), William Pottker 23' 2T
SANTO ANDRÉ: Zé Carlos; Dudu Vieira (Cicinho), Reniê, Diogo Borges e Aelson; Renato, Tiago Ulisses (Deivid), Fernando Neto (Garré) e Serginho; Henan e Claudinho - Técnico: Sérgio Soares.
PONTE PRETA: Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Yago e Jeferson; Fernando Bob, Elton e Matheus Jesus (Yuri); Clayson (Fábio Braga), Lucca e William Pottker (Erick Salles) - Técnico: João Brigatti (interino)