Há pouco mais de um ano, o Audax chamava a atenção do Brasil ao se sagrar vice-campeão paulista ao eliminar São Paulo e Corinthians, perdendo a final para o Santos. Mas o mundo da bola dá voltas e na noite desta quarta-feira foi rebaixado para a Série A2 ao ser derrotado pelo Santo André, por 2 a 1, de virada, no José Liberatti, pela última rodada do campeonato.
Sem vencer há cinco jogos – quatro derrotas e uma vitória -, o Audax estacionou nos nove pontos e terminou com a pior campanha entre os 16 clubes. Por outro lado, o Santo André chegou aos 14 e foi o terceiro colocado do Grupo C, escapando do rebaixamento.
POUCAS CHANCES
Jogando em casa e precisando da vitória a todo custo, o Audax começou tomando as ações da partida nos minutos iniciais e encontrou um Santo André muito bem postado na defesa. As principais jogadas ofensivas do time da casa aconteciam do lado esquerdo.
Foi por ali que André Castro cruzou e Rafinha chegou atrasado. A resposta veio em chute forte de Dudu Vieira. Na melhor oportunidade do primeiro tempo, Ytalo cobrou falta e a bola passou raspando a trave.
Na volta do intervalo, Dudu Vieira chutou forte e a bola foi na rede pelo lado de fora, levando perigo ao goleiro Felipe Alves. O Santo André criou mais uma boa oportunidade no contra ataque, sua principal arma desde o início do jogo. Claudinho chutou de longe pela linha de fundo.
FICOU EMOCIONANTE
Após um bate e rebate dentro da área, a bola sobrou limpa para Ytalo, que soltou a bomba por cima do travessão, desperdiçando uma chance incrível para o Audax aos 18 minutos. Roberto salvou na sequência com boa defesa.
A pressão dos donos casa surtiu efeito aos 25 minutos, quando a bola bateu na mão de Cicinho dentro da área e o árbitro assinalou pênalti, convertido pelo atacante Marcus Vinícius. Com esse resultado, o Audax escapava do rebaixamento e mandava o Santo André para a Série A2.
Nos minutos finais, o Ramalhão jogou com um a menos porque Paulinho sentiu uma contusão e não teve condições de ficar em campo - o técnico Sérgio Soares já havia feito as três alterações. E mesmo assim o time do ABC conseguiu o empate aos 40. Henan aproveitou bate e rebate para estufar as redes de Felipe Alves.
Precisando da vitória para não ser rebaixado, o Audax se lançou com tudo para o ataque e deu espaço para o contra ataque do Santo André, que chegou a virada aos 44 minutos. Henan foi lançado, invadiu a área e bateu rasteiro.
FICHA TÉCNICA
OSASCO AUDAX 1 X 2 SANTO ANDRÉ
Local: Estádio Prefeito José Liberatti - Osasco (SP)
Data: 29 de março de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon e Evandro de Melo Lima
Cartões amarelos: SANTO ANDRÉ: Diogo Borges
Gols
OSASCO AUDAX: Marcus Vinícius 25' 2T
SANTO ANDRÉ: Henan 40' 2T, Henan 44' 2T
OSASCO AUDAX: Felipe Alves; Felipe Rodrigues (Velicka), André Castro e Magal (Léo Cereja); Matheuzinho, Bruno Guimarães, Matheus Vargas e Léo Artur; Ytalo, Rafinha (Gabriel Leite) e Marcus Vinícius - Técnico: Fernando Diniz
SANTO ANDRÉ: Zé Carlos (Roberto); Cicinho, Diogo Borges, Leonardo e Paulinho; Renato, Dudu Vieira, Garré (Serginho) e Fernando Neto (Deivid); Claudinho e Henan - Técnico: Sérgio Soares