Após entregar os títulos de regularização fundiária de 102 moradias da Vila dos Poetas, antiga Vila Kiko, no bairro Alves Dias, a Prefeitura de São Bernardo formalizou neste sábado (13/05) a concretização do sonho dos moradores do loteamento, por meio da transferência das escrituras dos imóveis. A entrega cumpre prazo de 60 dias estipulado pela Administração e torna oficial a posse das residências, dando segurança jurídica sobre o direito de propriedade dos moradores instalados no local.
Ao todo, foram oficializadas as transferências de 44 escrituras. Além destas, outras 32 estão em análise na Prefeitura e as demais ainda dependem da apresentação da documentação exigida. “Da parte da Administração, estamos fazendo de tudo para agilizar o processo de regularização desta e demais áreas da nossa cidade. Até o fim do ano, vamos entregar mais mil títulos de regularização fundiária em diversos loteamentos do município”, informou o prefeito Orlando Morando, durante o ato de entrega das escrituras.
A atividade também contou com presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e de Habitação, João Abukater, entre outras autoridades e equipes técnicas. “Nossa secretaria fez plantão na área para auxiliar no que fosse necessário os moradores. Vencemos a etapa que dependia da Prefeitura e agora contamos com os residentes da vila para entrega dos documentos, em respeito ao esforço que fizeram para comprar estes imóveis e aos seus filhos, que vão herdar esses lugares”, completou Abukater.
Praça
Além da escrituras, a Administração também concluiu neste sábado a obra de revitalização da praça da Vila dos Poetas, que estava abandonada e sendo utilizada para descarte de entulhos. O local passa agora a ser espaço de lazer e receber o nome de um antigo morador do entorno, o Sr. José Rosa. O descerramento da placa de inauguração do espaço, contou com a presença da esposa do homenageado, falecido durante luta por regularização de seu imóvel.
Reivindicação dos moradores, a reforma do espaço incluiu a construção de brinquedos para as crianças, equipamentos para academia ao ar-livre, iluminação nova, plantio de grama e forração, calçada. Além de pintura e instalação de dois bancos. A obra foi realizada com recursos próprios da Prefeitura e executada por funcionários do setor de Parques e Jardins, da secretaria de Serviços Urbanos.