A próxima versão do Windows, de codinome Longhorn, já foi prometida para 2004. Depois, em maio deste ano, falou-se em 2005. Agora, parece que não há uma data definida para seu lançamento.
Bill Gates, o chairman da companhia, disse em uma reunião com analistas financeiros que a Microsoft ainda não há um prazo para a liberação do Longhorn, mas que o desenvolvimento do sistema envolve "muitas inovações e um trabalho emocionante". E que, provavelmente, deve sair uma versão para beta testers no ano que vem.
Al Gillen, analista do IDC, acredita na teoria de que a Microsoft pode esperar pelo término de seu acordo antimonopólio feito com a juíza Colleen Kollar-Kotelly para lançar a próxima geração do sistema operacional - prazo este de cinco anos.
"Depois deste tempo, a empresa estará livre para mudar os protocolos de aplicativos, o que pode fazer com que emular o Windows em servidores ou uma estação de trabalho seja mais difícil do que era antes do acordo", disse Gillen ao site da eWeek.
Por outro lado, Erica Beyer, porta-voz da Microsoft, disse à eWeek.com ser "altamente improvável" que o Longhorn saia apenas depois do término do acordo, marcado para novembro de 2007.
|