Em operação do programa Noite Tranquila, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo, por meio da equipe de Rondas Ostensivas (Romu), efetuou na madrugada deste domingo (10/06) uma grande apreensão de drogas, além da captura de três traficantes que atuavam na região da Vila São Pedro. O flagrante aconteceu durante incursão da Romu pela na passagem da Rua da Constituinte, no bairro, para averiguação direcionada de atividades envolvendo a venda e o consumo de entorpecentes. Ao serem abordados, os indivíduos confessaram o crime.
Entre os presos estão Roberto de Oliveira, de 32 anos, e José Geraldo de Freitas Marinho, de 43 anos. Ambos foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Bernardo, onde permanecem encarcerados até o momento. O terceiro indivíduo, um menor de idade, foi liberado sob custódia da responsável legal. O caso foi registrado e está sendo investigado no 1º DP de São Bernardo, no bairro Baeta Neves.
No momento do flagrante, os traficantes portavam um total de 365 invólucros de drogas, sendo 150 pinos de crack, 150 papelotes de cocaína, 50 porções de maconha, 15 vidros de lança-perfume, além de R$ 140 em notas trocadas, proveniente da venda dos ilícitos efetuada antes da ação da GCM.
Esta não foi a primeira grande apreensão de entorpecentes realizada da GCM de São Bernardo em 2018, por meio do Noite Tranquila. No último dia 25 de março, a Romu já havia capturado outro traficante que atuava no bairro Vila São Pedro. Na ocasião, o indivíduo foi flagrado em posse de 14 invólucros plásticos de cocaína e 20 invólucros de crack destinados ao comércio ilegal de drogas na região.
“As ações do Noite Tranquila em áreas estratégicas e apontadas por meio do nosso setor de inteligência têm trazido resultados concretos na apreensão de drogas e prisão de traficantes, além do combate efetivo aos pancadões. Com todos os investimentos que estão sendo feitos em nossa guarda, a tendência é que mais casos como este venham à tona com desfechos positivos para o cidadão de bem da nossa cidade”, comemorou o secretário de Segurança Urbana, Carlos Alberto dos Santos.
Noite Tranquila - Baseada na saturação de viaturas em bairros estratégicos, rondas, monitoramento de vias públicas com alta concentração de pessoas e bloqueios com foco em veículos equipados com aparelhagem de som, a operação Noite Tranquila vem sendo realizada de forma ininterrupta, aos finais de semana, desde maio de 2017, reunindo efetivos e viaturas de GCM, da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil no combate à criminalidade.