A Secretaria de Educação e Cultura lançou, na tarde desta segunda-feira, o fórum para discussão e elaboração do Plano Municipal de Educação. O evento foi realizado no teatro Cacilda Becker e contou com a presença do prefeito William Dib, do secretário e educação e cultura, Admir Ferro, de representantes da rede pública e privada de ensino e do vereador Hiroyuki Minami, que representou a Câmara Municipal.
Ao longo desta semana, será realizada uma série de audiências públicas em diferentes pontos da cidade, nas quais serão discutidos temas como ensino fundamental, educação de jovens e adultos, ensino médio/ profissionalizante, educação infantil e educação especial.
De acordo com Ferro, a proposta do fórum é promover a participação de todos os segmentos da sociedade — sobretudo das redes de ensino municipal, estadual, particular e universitário — para colher propostas que comporão o Plano Municipal de Educação. A matéria será protocolada na Câmara, em forma de projeto de lei, em 15 de outubro, dia em que é celebrado o Dia do Professor.
O Plano deverá conter metas e compromissos para os próximos dez anos, tendo como objetivos elevar o nível de escolaridade da população, melhorar a qualidade do ensino em todos os seus níveis, reduzir as desigualdades sociais e regionais quanto ao acesso e permanência com sucesso na educação pública e democratizar a gestão de ensino público.
"Será um documento que terá força de lei, pois será constituído através de uma ação democrática que estabelece diretrizes, objetivos, metas e firma um compromisso e uma opção ética que expressam o ideal de educação para o município", afirmou Ferro.
|