O ator Arnold Schwarzenegger diminuiu sua distância para o vice-governador da Califórnia (EUA), Cruz Bustamante, e agora aparece apenas cinco pontos percentuais atrás dele em uma pesquisa de intenção de voto para a eleição de 7 de outubro para governador, disse o jornal Los Angeles Times na sexta-feira.
A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 10 de setembro, também mostrou que o governador Gray Davis, o democrata cuja impopularidade provocou a convocação do pleito, aumentou sua aprovação desde agosto.
Segundo os números, os mais recentes do Times, 63 por cento dos eleitores desaprovam o governo de Davis, um número menor do que os 72 por cento registrados no mês passado.
Mas 50 por cento dos eleitores ainda dizem que Davis deve perder o cargo, contra 47 por cento que defendem a permanência dele.
No dia 7 de outubro, os moradores da Califórnia deverão responder se o atual governador deve ou não cumprir seu atual mandato (o segundo dele, conquistado em novembro). Na votação, também será escolhido qual dos 135 candidatos deve eventualmente substituir Davis.
A disputa para suceder o governador vem se mostrando emocionante. Bustamante caiu cinco pontos percentuais no último mês, e ficou com 30 por cento das intenções de voto. Schwarzenegger, do Partido Republicano, ganhou três pontos percentuais e agora aparece com 25 por cento das intenções de voto.
O ator de Hollywood viu sua popularidade aumentar no último mês. Segundo a pesquisa do Times, 52 por cento dos eleitores tinham uma boa impressão dele, contra 46 por cento anteriormente.
O jornal entrevistou 1.553 eleitores, entre os quais 922 que se mostraram dispostos a efetivamente votar no pleito de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.
|