Reversão da harmonização facial pode causar alergia grave. Saiba os prós e os contras

 

Mulher - 17/09/2022 - 00:00:55

 

Reversão da harmonização facial pode causar alergia grave. Saiba os prós e os contras

 

Por Isrraela Massena .

Foto(s): Divulgação / Arquivo Pessoal Ísis

 

Ísis Pinheiro

Ísis Pinheiro

O relato de uma estudante, que viralizou no TikTok, deixou muita gente impressionada. Ísis Pinheiro mostrou imagens de seu rosto deformado pelo inchaço, em decorrência de uma grave reação alérgica a um produto utilizado para reverter o preenchimento labial, um dos mais famosos procedimentos realizados na harmonização facial.

Em seu depoimento, a influenciadora de 20 anos contou que o procedimento estético foi realizado no começo deste mês de setembro, e ressaltou que está não foi a primeira vez em que ela se submeteu à técnica realizada, foi a terceira. No entanto, o acúmulo do ácido hialurônico aplicado acabou deixando seus lábios tortos. E após ela ter recorrido a algumas técnicas para tentar corrigir a simetria, mas sem sucesso, optou pela hialuronidase, uma enzima que dissolve o ácido hialurônico no corpo.

A aplicação da enzima para reverter o preenchimento labial deu início a um verdadeiro pesadelo. Como o produto não foi testado no corpo da estudante previamente, Ísis começou a sentir reações já no momento em que a substância foi aplicada. Ela relatou queimação e dor, e disse que logo o inchaço dos lábios se espalhou por todo o seu rosto, fazendo com que ela ficasse irreconhecível.

Especialista em harmonização facial, a cirurgiã dentista, Isrraela Massena, explica que são raros os pacientes apresentarem reação alérgica à hialuronidase, mas ressaltou que todos os casos têm suas excessões. “Não é comum o paciente fazer um processo alérgico a enzima de degradação, mas o produto pode gerar sim edema, eritema rubor e um halo circunscrito que tende a desaparecer dentro de poucas horas. Mas apesar de não ser comum, existem suas exceções”.

Isrraela citou a importância de procurar realizar o procedimento sempre com um profissional qualificado, para em casos de emergências como essa a resolução do problema ser eficaz. “Existem raros pacientes que podem sim apresentar uma reação alérgica imediata, que chamamos de angioedema e que se não controlado pode gerar maiores repercussões. É exatamente essa a importância de estar nas mãos de um profissional experiente na área. Ouvir o paciente, dosar os riscos e preparar esse paciente para a remoção do ácido hialurônico de forma adequada”.

Embora a possibilidade de reação alérgica grave ser evidente, Isrraela afirma que a enzima hialuronidase é um produto que não deve ser temido pelos pacientes. Ela ainda faz um alerta para que os pacientes fiquem bem alertas.

“Ele nos trás muito mais benefícios ao dia a dia clínico do que dores de cabeça. Por fim, entenda que antes de realizar um procedimento estético é necessário uma vasta pesquisa. Procure entender sobre os materiais utilizados, pois o ácido hialurônico é passível de remoção em caso de insatisfação, mas existem profissionais que trabalham com materiais definitivos, como o PMMA, e nesse caso não há como reverter”, diz.

Links
Vídeo