númeras atividades culturais, prestações de serviços e oficinas vivenciais fizeram parte do 3º Dia Metropolitano de Prevenção à Violência, realizado pela Prefeitura de São Bernardo, no último sábado, 20, na Praça da Matriz.
O tema deste ano foi voltado à geração de trabalho e renda, permitindo que os munícipes conheçam melhor programas e serviços nos quais a Prefeitura vem investindo para prevenir e diminuir a violência na cidade. Para isso, foram montados estandes com informações sobre cursos de formação e requalificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e cooperativismo e orientação quanto à Incubadora de Empresas.
Nas oficinas vivenciais, os presentes puderam conhecer melhor o Programa Alimente-se Bem por R$ 1,00; participar de orientações sobre postura profissional na busca de trabalho e confecção de currículos; e aprender a fazer cartonagem, artes plásticas, doces e salgados para vender.
Alunos do Programa Juventude Cidadã, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania-Sedesc, e da Fundação Criança fizeram apresentações de artes circenses e de dança. Ao meio-dia, os agentes de saúde do município apresentaram a peça teatral Forrobodó, num palco montado ao ar livre. Escrita pelo gerente técnico do Programa DST/Aids, Douglas Peter, o espetáculo aborda de forma bem-humorada temas relacionados à doenças sexualmente transmissíveis, seus sintomas e a importância do tratamento e prevenção.
Além de todas estas atividades, foram realizadas, também, uma série de prestações de serviços como cadastramento de jovens para encaminhamento para estágio e de portadores de deficiências para entrada no mercado de trabalho, manicure, cabeleireiro, entre outras.
Segundo Marlene Zola, coordenadora do evento, o objetivo foi fazer com que a população tivesse acesso a informações importantes que podem levá-la a fazer parte do mercado de trabalho ou mesmo motivar a abertura de negócio próprio, como fonte de renda. “Com isso, tenho certeza de que fizemos um importante trabalho de prevenção à violência, que decorre das desigualdades sociais”, afirma.
O 3º Dia Metropolitano de Prevenção à Violência é uma das propostas do Fórum Metropolitano de Segurança Pública, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado, que reúne 39 municípios da Grande São Paulo. Em São Bernardo, o evento teve apoio das seguintes entidades: SEBRAE, SENAI, CIESP, CIEE, SERT, SESI, ACISBEC e Banco do Povo Paulista.
Mais segurança
Não é de hoje que São Bernardo busca alternativas para prevenção à violência, em parceria com a sociedade civil e a Polícia Militar. No município, existem oito bases comunitárias e duas companhias da Polícia Militar.
Um recente estudo, divulgado durante encontro do Fórum, aponta que houve redução nos índices de roubos, furtos e homicídios dolosos no município, entre janeiro e junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano 2000.
De acordo com os dados do instituto, os números mais expressivos mostram queda de 30,14% nos casos de roubos e furtos de veículos, 25, 81% de homicídios dolosos, e 3,5% de roubos.
|